Lula anuncia Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e Segurança Pública
Segundo Lula, Lewandowski só toma posse dia 1º de Fevereiro
Redação Exame
Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 11h54.
Última atualização em 11 de janeiro de 2024 às 12h05.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira, 11, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça e Segurança Pública.
Segundo Lula, Lewandowski só toma posse dia 1º de Fevereiro. Até lá, Flávio Dino cumprirá a função de ministro da Justiça até dia 30 de janeiro.
Nesta quinta, Lula havia se reunido com Dino e Lewandovski no Palácio do Planalto, com o intuito de selar a ida do ex-ministro do STF para a pasta da Segurança Pública.
O que fica em aberto é o destino de Ricardo Cappelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça. A dúvida é se eleaceitará o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública. Flávio Dino tentou manter o auxiliar como número 2 da pasta, mas a chance de isso ocorrer é remota.
Petistas devem permanecer na pasta
O petista Wadih Damous deve permanecer na secretaria do Consumidor e Andrei Passos como diretor-geral da Polícia Federal. Passos também é cotado para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, caso Cappelli decline do convite.
Andrei tem a total confiança de Lula e Janja da Silva após atuar na segurança do então candidato petista ao Palácio do Planalto. Damous tem a amizade de Lula e Lewandowski de e atuou na sua defesa em casos da Lava Jato.
Quem é Ricardo Lewandowski?
Lewandowski , de 75 anos, é formado pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual se tornou mestre e doutor e na qual leciona desde 1978.
Ele chegou ao Supremo em 2006 por indicação do próprio Lula.