Juízes federais rebatem declarações de Renan Calheiros
Calheiros chamou o juiz Vallisney de Sousa Oliveira de "juizeco de primeira instância"
Agência Brasil
Publicado em 25 de outubro de 2016 às 15h28.
Juízes federais que atuam no Distrito Federal divulgaram hoje (25) nota à imprensa para rebater as declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que chamou o juiz Vallisney de Sousa Oliveira de "juizeco de primeira instância".
Na semana passada, Oliveira, da 10ª Vara Federal, determinou a prisão de policiais legislativos acusados de obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
Para os magistrados, Renan se referiu a Oliveira em tom "pejorativo e desrespeitoso". Na nota, os colegas do juiz afirmam que o presidente do Senado usa o "equivocado e falacioso argumento de um Estado de Exceção" para desprezar o dever de respeito a uma autoridade.
O documento ressalta a solidariedade dos magistrados da Seção Judiciária do Distrito Federal "ao operoso e competente" juiz Oliveira, confiantes de que "declarações de induvidoso cunho intimidatório de quem quer que seja não afetarão a independência e altivez dos juízes federais"
Ontem (24), ao anunciar que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a ação da Polícia Federal que resultou na prisão de quatro policiais legislativo, Renan subiu o tom das críticas e também disse que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, se comporta, "no máximo", como um "chefete de polícia".