Para IBGE, desemprego baixo reflete cenário econômico
Último mês de agosto registrou a menor taxa de desemprego mensal da série histórica
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.
Rio de Janeiro - O gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, disse hoje que os bons dados do mercado de trabalho em agosto - mês que registrou a menor taxa de desemprego mensal, de 6,7%, da série histórica - "reflete o bom cenário econômico". Ele afirmou que "há um conjunto de dados com resultados muito positivos".
Na média de janeiro a agosto, a taxa de desemprego é de 7,2% - também a menor para o período da série histórica e bem inferior à média registrada de janeiro a agosto do ano passado (8,5%). Azeredo lembrou que, mesmo não sendo possível adiantar se haverá novas quedas na taxa mensal nas próximas pesquisas, a série histórica mostra que, de setembro a dezembro, as taxas costumam ser menores ou iguais às apuradas em agosto, já que há aquecimento do mercado de trabalho nos últimos meses do ano.
Em agosto, segundo Azeredo, a taxa caiu porque o número de desocupados (sem trabalho e procurando emprego) caiu, já que foram geradas novas vagas no mercado de trabalho. Em relação a julho, o número de ocupados aumentou 0,5%, com a geração de 115 mil vagas. "É um número a ser comemorado", disse.
Na comparação com agosto do ano passado, a ocupação aumentou 3 2%, com a geração de 691 mil vagas. Já o número de desocupados caiu 2,6% em agosto ante julho (menos 43 mil pessoas) e teve queda de 15,3% (menos 289 mil pessoas) ante agosto de 2009, mas ainda soma 1,6 milhão de pessoas nas seis principais regiões metropolitanas do País.
Leia mais notícias sobre desemprego
Siga as últimas notícias deEconomia no Twitter