Horário de verão vai voltar? Lula faz enquete no Twitter e recebe 2 milhões de votos
Os seguidores podem dizer se são a favor ou contra adiantar os relógios em uma hora durante o verão, medida adotada no Brasil até 2018, com o objetivo de economizar energia elétrica
Da Redação
Publicado em 7 de novembro de 2022 às 20h16.
Última atualização em 8 de novembro de 2022 às 13h59.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma enquete no Twitter, nesta segunda-feira, 7, perguntando a opinião dos eleitores sobre a volta do horário de verão. Os seguidores podem dizer se são a favor ou contra adiantar os relógios em uma hora durante o verão, medida adotada no Brasil até 2018, com o objetivo de economizar energia elétrica.
Em 2019, o governo decidiu acabar com o horário de verão. O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o instrumento não estava atingindo o objetivo, devido, entre outros fatores, às mudanças de hábito da população. O consumo de energia elétrica teria aumentado durante os horários mais quentes do dia, pelo uso do ar condicionado.
A enquete sobre o assunto foi publicada às 18h17, no perfil oficial de Lula, que tem 6 milhões de seguidores. "O que vocês acham da volta do horário de verão?", questionou. Mais de dois milhões de usuários já votaram. A maioria (67%) disse ser a favor da medida. A enquete fica no ar por 24 horas.
O ator Bruno Gagliasso usou o Twitter para sugerir a volta do horário de verão ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, na sexta-feira, 4. "Aproveito o momento para pedir ao nosso vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que inclua a volta do Horário de Verão no plano de transição. Horário de Verão é o Brasil feliz de novo", escreveu.
Alckmin respondeu com emojis de um bloco de notas com um lápis, dando a entender que anotou a sugestão. No horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora, entre outubro e fevereiro. Segundo o governo atual, o Operador Nacional do Sistema (ONS) concluiu que essa mudança não traz economia de energia.