Brasil

O que é SSP: conheça o órgão emissor ou expedidor do RG

Sigla está presente nos RGs do Brasil e tem a ver com a produção do documento

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 27 de maio de 2024 às 17h29.

Tudo sobreDocumentação
Saiba mais

Já reparou que, ao fazer um cadastro em que pedem o número do seu RG, também é solicitado o órgão emissor ou expedidor? Se você for de São Paulo, por exemplo, provavelmente preencheu essa informação com a sigla “SSP-SP”. Mas, sabia que não é só no estado de SP que o “SSP” está presente no documento? 

Mas afinal, o que é SSP? Essas três letras são tão comuns nos documentos que passam despercebidas mas, neste artigo, você entenderá o que é, onde encontrar essa informação no seu RG, além de qual UF o documento foi emitido

O que é SSP?

“SSP” é a sigla para Secretaria de Segurança Pública. É comum encontrar essas três letras em documentos como o RG porque é essa Secretaria a responsável pela emissão dele. Mais do que isso, você pode perceber que, além da sigla, ela também vem acompanhada do estado que o documento foi emitido. 

Portanto, se o seu RG é de São Paulo, vai perceber que no documento está indicado como “SSP-SP”, bem como se você for do Rio de Janeiro, o documento constará “SSP-RJ”. Ou seja, é a Secretária de Segurança Pública desses estados a responsável pela emissão do documento sinalizado. 

O que significa SSP no órgão emissor ou expedidor do RG?

Antes de entender o que significa o termo SSP no órgão emissor ou expedidor do RG, é importante saber a diferença entre esses dois termos. Veja abaixo: 

Órgão emissor: o órgão emissor é o responsável pela emissão do RG. Ou seja, é a autoridade que se compromete com todo o processo de emissão do começo ao fim, que vai da verificação dos dados até a entrega completa do documento. 

Órgão expedidor: na prática, o órgão expedidor é um sinônimo do órgão emissor, ou seja, o responsável pela emissão do documento. A diferença dos termos existe porque o órgão expedidor tem foco em despachar o documento para quem é de interesse, enquanto o emissor trabalha na elaboração e emissão do mesmo. 

Com isso, toda vez que você se deparar com a sigla SSP tanto no órgão emissor, quanto no órgão expedidor do seu RG, significa que ele foi emitido e despachado pela Secretária de Segurança Pública do estado indicado no documento. 

Onde encontrar SSP no RG?

Existem algumas formas de encontrar o SSP no seu RG, e tudo vai depender se o seu documento é de modelo novo ou antigo. Veja onde fica nas duas situações: 

RG antigo: para quem tem o RG antigo, é possível encontrar o SSP logo na parte da frente do documento, na parte superior, onde fica a foto e a digital. 

RG novo: já no RG novo, a informação fica logo ao lado da foto de identificação, onde consta “órgão expedidor”. Além disso, no topo do documento, a informação também é indicada, escrita por extenso. 

Como saber qual é a UF de emissão do seu RG?

Para descobrir em qual unidade federativa o seu RG foi emitido é bem simples. Essa informação é acompanhada logo depois pela SSP, indicando que o documento foi emitido pela Secretaria de Segurança Pública. O SSP sempre vem acompanhado com o estado em que o documento foi emitido. Veja alguns exemplos de UF de emissão pelo Brasil: 

Estado de São Paulo: SSP-SP; 

Estado do Rio de Janeiro: SSP-RJ; 

Estado de Minas Gerais: SSP-MG;

Estado do Paraná: SSP-PR; 

Estado da Bahia: SSP-BA. 

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

El Niño dá lugar a La Niña: saiba como o tempo vai mudar com a chegada desse fenômeno

Com PL do aborto, Brasil teria uma das penas mais duras do mundo para mulheres

Câmara registra recorde de propostas que ganham urgência e pulam etapas de tramitação

Lula chama proposta sobre aborto em debate na Câmara de 'insanidade' e diz que prática é realidade

Mais na Exame