Brasil

Como descobrir o CPF pelo nome? Entenda

Não decorou o seu número de CPF? Veja se é possível acessar essa informação apenas com o nome completo

7. Identidades falsas - cpf (Reprodução/Wikimedia Commons)

7. Identidades falsas - cpf (Reprodução/Wikimedia Commons)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 31 de maio de 2024 às 08h00.

Última atualização em 5 de junho de 2024 às 17h37.

O CPF é um documento obrigatório para todos os brasileiros pois, além de concentrar diversas informações sobre o cidadão, é uma das formas que a Receita Federal tem para controlar e identificar os contribuintes do Imposto de Renda. 

Sendo um documento tão importante, essa sequência de números possui uma lógica muito específica e à prova de erros. A partir do número, é possível descobrir em que região o documento foi emitido e evitar fraudes com o uso indevido de informações e dados. 

Mesmo o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) constando em outros documentos que estejam atualizados, como a Carteira Nacional de Habilitação e o RG, é comum surgirem dúvidas acerca de como descobrir o número do CPF. Aqui, te explicaremos se é possível ter acesso a essa informação apenas com o nome completo. 

Como descobrir o número de CPF?

Por motivos de segurança, não é possível consultar o seu número de CPF pelo nome. A ideia é preservar os dados sensíveis dos milhares de brasileiros que possuem o documento, visto que o número de CPF pode ser utilizado para fraudes. 

Todavia, pelo site da Receita Federal, a consulta da situação do CPF pode ser feita de forma simples e agilizada, tendo acesso ao comprovante de situação cadastral do CPF. Veja só o passo a passo: 

  1. Acesse o site da Receita Federal, na aba de consulta de CPF
  2. Insira as informações solicitadas no formulário (número de CPF e data de nascimento); 
  3. Clique na caixa “Sou humano” para fazer a verificação e-capcha; 
  4. Clique em “consultar”. 

Depois disso, você terá acesso ao comprovante de situação cadastral do CPF, que concentra diversas informações, como o número do documento, nome completo e a situação cadastral.

O que é CPF? 

O CPF nada mais é do que o Cadastro de Pessoa Física, um documento disponibilizado pela Receita Federal que tem como principal função identificar as atividades e contribuições para o Imposto de Renda. 

Ele é formado por uma sequência de 11 números pensados estrategicamente para conter dígitos verificadores e evitar qualquer fraude no processo. O CPF pode ser criado para todo cidadão que tenha mais de 12 anos de idade e ele não muda, ou seja, você terá o mesmo número de CPF pela vida inteira. 

Exatamente por conta dos dígitos verificadores, o CPF também é utilizado por diversos sistemas para identificação das pessoas, desde um cadastro em uma loja ou farmácia, até para se matricular em uma faculdade. 

Como consultar o meu CPF? Para a consulta da regularidade do CPF, o processo é o mesmo descrito acima. Basta seguir o tutorial no site da Receita Federal e adquirir o comprovante de situação cadastral. O documento apontará se aquele número de CPF está ativo, pendente, suspenso, cancelado ou nulo.

Leia também

Acompanhe tudo sobre:Documentação

Mais de Brasil

'Abin Paralela': PF cumpre mandados contra suspeitos de ameaçar Estado Democrático de Direito

Massa de ar polar causa geadas e onda de frio no Sul; chuvas fracas em SP e RJ; veja previsão

Desigualdade no Brasil deve ser combatida com responsabilidade fiscal, aponta Armínio Fraga

Nunes tem 26%, Boulos, 25%, e Marçal, 11%, aponta agregador EXAME/IDEIA

Mais na Exame