Acompanhe:

É comum que diferentes pessoas assumam a direção de um veículo ao longo do tempo. No entanto, caso o veículo receba uma multa, ela é inicialmente registrada no nome do proprietário do veículo. Até recentemente, transferir a responsabilidade da infração para o real condutor era um processo que exigia o envio de um formulário físico ou a presença do condutor nos órgãos de trânsito.

A partir de 1º de janeiro de 2024, entretanto, indicar o condutor responsável por uma infração de trânsito se tornou um processo feito de forma exclusivamente digital, utilizando o aplicativo da CNH digital ou o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), segundo o Detran-SP.

Como indicar o real infrator em SP pelo aplicativo

O processo de indicação eletrônico envolve tanto o proprietário do veículo quanto o real infrator, confira o passo a passo:

  1. Para iniciar o processo de indicação, acesse o Aplicativo CDT ou o Portal da Senatran, tanto o proprietário do veículo quanto o real condutor infrator devem possuir a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou estar logados no Portal da Senatran;
  2. Ambos, proprietário e real condutor infrator, devem ter selo prata ou ouro no sistema Gov.Br;
  3. O proprietário do veículo deve preencher a indicação do condutor, fornecendo o nome e o CPF do real condutor no momento da infração;
  4. Depois, o condutor responsável pela infração também deve acessar o CDT ou o Portal de Serviços da Senatran e confirmar a indicação em relação à infração selecionada.

Não é mais possível realizar o processo presencialmente.

Qual o prazo para indicar real infrator?

O prazo para indicar o real infrator é de 30 dias, contados a partir da data de notificação da infração (primeiro aviso sobre a multa cometida).

Adesão do Detran SP ao SNE

A possibilidade de indicar o real condutor infrator de forma digital em São Paulo é resultante da adesão do Detran-SP a sistemas como a Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), um marco que ocorreu em março de 2023.

Segundo o Detran-SP, a facilidade de indicação digital do real condutor estará ativada para as multas aplicadas pelo Detran-SP. Os outros órgãos atuadores do Estado, inclusive as prefeituras, devem aderir ao novo processo digital em até 90 dias, a fim de que ofereçam a mesma facilidade em relação às multas por eles aplicadas aos cidadãos paulistas. A partir daí, os reais condutores infratores de todas as multas aplicadas no estado de São Paulo também poderão ser indicados de forma digital.

O que é o SNE?

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é um meio de comunicação virtual disponibilizado aos órgãos e entidades que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), bem como aos proprietários de veículos e condutores habilitados. Esse sistema oferece uma série de benefícios, tornando o processo de lidar com multas de trânsito mais eficiente e conveniente.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Mais avenidas de SP terão a Faixa Azul para motos; veja a lista
Brasil

Mais avenidas de SP terão a Faixa Azul para motos; veja a lista

Há 5 dias

Nunes assina decreto que suspende aumento de radares de trânsito em São Paulo
Brasil

Nunes assina decreto que suspende aumento de radares de trânsito em São Paulo

Há uma semana

Já pensou em definir a rota do carro para fugir da poluição do ar?
ESG

Já pensou em definir a rota do carro para fugir da poluição do ar?

Há uma semana

Multa Renainf: saiba o que é e como pagar essa infração de trânsito
Guia do Cidadão

Multa Renainf: saiba o que é e como pagar essa infração de trânsito

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais