Brasil

FGV: confiança da indústria cai 1,5% em janeiro

Apesar da queda, o indicador mantém-se em patamar elevado em janeiro e superior à média histórica

O humor dos empresários brasileiros começou em baixa no ano de 2011 (Germano Luders/EXAME)

O humor dos empresários brasileiros começou em baixa no ano de 2011 (Germano Luders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 09h10.

São Paulo - Os empresários começaram o ano de 2011 com o humor em baixa. O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, caiu 1,5% em janeiro ante dezembro, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa é bem diferente da apurada no mês passado, quando o ICI subiu 1,6% em relação a novembro.

O ICI é um indicador cujo cálculo é baseado em cinco tópicos da Sondagem da Indústria. A partir das respostas dos tópicos, a FGV elabora o resultado do índice dentro de uma escala que vai até 200 pontos, sendo que o desempenho do indicador é de queda ou de elevação se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente. Os dados atualizados do índice mostram que, de dezembro para janeiro, o indicador recuou de 114 5 pontos para 112,8 pontos, na série com ajuste sazonal.

Para a FGV, apesar da queda, o indicador mantém-se em patamar elevado em janeiro e superior à média histórica, de 101,6 pontos. Na comparação com janeiro do ano passado, o ICI registrou queda de 0,1% neste mês, após avançar 1,0% em dezembro nos dados sem ajuste sazonal.

O ICI é composto por dois indicadores: o Índice da Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativas (IE). O ISA teve queda de 3,5% em janeiro, após subir 1,3% em dezembro, na série com ajuste sazonal. Já o IE apresentou alta de 0,7% no primeiro mês do ano, em comparação com a taxa positiva de 1,9% em dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, nos dados sem ajuste sazonal, houve aumento de 0,1% e queda de 0,1%, respectivamente, para o ISA e para o IE, em janeiro deste ano. O levantamento para cálculo do índice ocorreu entre os dias 3 e 26 deste mês, em uma amostra de 1.192 empresas.

Uso da capacidade

O Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria, na série com ajuste sazonal, atingiu 84,7% em janeiro após ficar em 84,9% em dezembro do ano passado, segundo informou FGV.


A FGV informou que o Nuci de janeiro é o menor desde novembro do ano passado (84,5%), na série com ajuste sazonal. O patamar de uso da capacidade neste mês está 0,7 ponto porcentual abaixo do Nuci de junho de 2010, que foi o maior nível do ano passado. Ao analisar a evolução do indicador em termos de média trimestral, a FGV informou que o mês de janeiro foi o quarto consecutivo em que o Nuci fica entre 84,8% e 85,0%.

Ainda segundo a FGV, na série de dados sem ajuste sazonal, o nível de uso de capacidade em janeiro foi de 83,1%, inferior ao apurado em dezembro, quando atingiu 85,3%, e o menor desde janeiro de 2010 (82,1%).

Cenário atual

A insatisfação dos empresários com a situação atual dos negócios foi o que levou à queda de 1,5% no Índice de Confiança da Indústria (ICI) de janeiro ante dezembro, segundo informou hoje a FGV. A fatia de empresas pesquisadas que consideram como bom o atual cenário de negócios caiu de 31,6% para 26,1%, de dezembro para janeiro. No mesmo período, a parcela de empresários entrevistados que o avaliam como fraco aumentou de 4,7% para 6,1%.

No entanto, as respostas dos empresários foram mais otimistas em relação à evolução do ambiente de negócios nos próximos seis meses. Das 1.192 empresas consultadas, 52,8% esperam melhora da situação dos negócios no semestre de janeiro a junho de 2011. Outros 2,9% esperam uma piora. Em dezembro, os porcentuais para estas mesmas respostas haviam sido de 46,8% e 1,6%, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndústriaIndústrias em geralNível de confiança

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo