Brasil

Dilma e Obama concordam em aprofundar cooperação contra zika

A presidente Dilma telefonou ao presidente dos Estados Unidos para tratar da cooperação contra a epidemia do zika vírus


	A presidente Dilma Rousseff: Dilma e Obama acertaram a criação de um grupo de pesquisadores de alto nível entre os dois países
 (Antonio Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas)

A presidente Dilma Rousseff: Dilma e Obama acertaram a criação de um grupo de pesquisadores de alto nível entre os dois países (Antonio Cruz/Agência Brasil/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2016 às 20h20.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta sexta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para tratar da cooperação entre os países contra a epidemia do vírus Zika, que afeta o país e já se espalha pelas Américas.

Dilma e Obama acertaram a criação de um grupo de pesquisadores de alto nível entre os dois países para trabalhar no desenvolvimento de uma vacina contra a doença e produtos terapêuticos, informou em nota a Presidência da República.

O grupo terá como base uma parceria já existente entre o National Institute of Health, norte-americano, e o Instituto Butantan, que está terminando os estudos clínicos para uma vacina contra a dengue, que tem semelhanças com o Zika vírus e também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

"Os presidentes determinaram a realização de contatos entre a Departamento de Saúde dos Estados Unidos e o ministro da Saúde do Brasil, com o objetivo de aprofundar a cooperação", disse a nota do Planalto.

O governo norte-americano também se prontificou a cooperar com o Brasil em pesquisas sobre a ligação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia em milhares de recém-nascidos no país.

Equipes de cientistas norte-americanos já estão no Brasil investigando os casos levantados por pesquisadores brasileiros.

Há duas semanas, os Estados Unidos registraram o primeiro caso de microcefalia em um bebê cuja mãe teria contraído o vírus Zika em uma viagem ao Brasil em maio de 2015. Desde então, o Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) já emitiu alertas contra viagens de grávidas a 22 países das Américas, além de Cabo Verde, na África, e Samoa, na Oceania, onde também foram registrados casos da doença.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDilma RousseffDoençasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresZika

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo