Datafolha, Real Time, FESPSP e Paraná: as primeiras pesquisas sobre o 2º turno em SP
Entre esta quarta, 9, e segunda, 14, estão previstas cinco pesquisas eleiorais sobre as intenções de voto para prefeito de São Paulo
Repórter
Publicado em 8 de outubro de 2024 às 15h02.
Última atualização em 9 de outubro de 2024 às 11h25.
AFundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo ( FESPSP ) divulga nesta quarta-feira, 9, a primeira pesquisa sobre o segundo turno da corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo. O estudo prevê a realização de 1.500 entrevistas face a face entre esta segunda, 7, e quarta, para entender as intenções de voto dos eleitores da capital paulista diante da disputa entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Na quinta, 10, os institutos Datafolha e Paranás Pesquisas também divulgam os resultados de suas análises sobre o embate entre Nunes e Boulos.
O estudo do Datafolha, encomendado pela TV Globo, tem início nesta terça. Ao todo serão consultadas 1.204 pessoas. Já o instituto Paraná Pesquisas iniciou sua análise nesta segunda, um dia após o primeiro turno eleitoral, e deve fechar a coleta nesta quarta com 1.200 entrevistados.
Tanto a FESPSP como o Paraná Pesquisas apontaram Nunes numericamente na frente, seguido por Boulos na disputa pela prefeitura de São Paulo. O Datafolha, por sua vez, mostrava um empate triplo entre os dois com o influenciador Pablo Marçal (PRTB), que terminou a corrida na terceira posição numa eleição que foi de fato disputada voto a voto.
Além deles, os institutos Real Time Big Data e Vox Brasil também terão pesquisas previstas entre este domingo, 13, e segunda, 14. Realizada entre os dias 11 e 12, o estudo do Real Time poderá trazer parcialmente os efeitos do horário eleitoral, que volta a ser exibido nesta sexta.
As informações constam em plataforma do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), que obriga as entidades e empresas que realizarem levantamentos de opinião pública relativos às eleições e candidatos a cadastrarem os estudos junto à Justiça Eleitoral.
O registro de pesquisas eleitorais, contudo, não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados, de acordo com a Resolução nº 23.676/2021.Com isso, um instituto ou empresa pode realizar o levantamento, mas não necessariamente divulgá-lo ao público.
Confira as pesquisas de 2º turno previstas em SP:
- Nunes rechaça campanha ao lado de Marçal no 2º turno em SP, mas buscará eleitorado do influenciador
- Boulos pede apoio contra 'guerra' no segundo turno para derrotar 'máquina' e bolsonarismo em SP