Brasil

Por que a BBC aponta a Copa de 2014 como melhor da história

Paixão, drama, show de torcida, gols e mordida de Suárez - na opinião da equipe esportiva da BBC e de internautas, tudo isso fez da Copa do Brasil a melhor da históra


	Van Persie, da Holanda, fez um dos gols mais incríveis da Copa do Mundo no Brasil
 (Michael Dalder/REUTERS)

Van Persie, da Holanda, fez um dos gols mais incríveis da Copa do Mundo no Brasil (Michael Dalder/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 18h18.

São Paulo - A Copa do Mundo do Brasil, que acaba neste domingo, foi escolhida pela BBC como a melhor da história - tanto em voto popular, pela internet, como na opinião de dois de seus mais experientes jornalistas.

Em votação realizada nesta sexta-feira no site da BBC, a Copa no Brasil foi escolhida por 39% dos internautas como a melhor da história. Em segundo lugar ficou o mundial da Itália (10,5%), em 1990, e em terceiro o da Inglaterra (8,8%), de 1966.  

"Recorde de gols, mordida de Suárez, golaço de James Rodriguez, paixão, drama, e muitas cores na torcida - que Copa do Mundo tem sido essa do Brasil", destaca o texto que traz as opiniões do redator chefe de futebol da BBC, Phil McNulty, e do comentarista mais experiente do canal, John Motson.

Na opinião de Motson, que já cobriu dez Copas, a do Brasil fica na frente das Copas da África do Sul (2010), da Alemanha (2006) e a do Japão/Coreia do Sul (2002). "A da França em 1998 era a minha favorita até agora, mas essa a destronou", confessa Motson. 

Veja a seguir o que faz da Copa do Brasil a melhor da história, segundo os jornalistas da BBC:

Gols incríveis

O peixinho de Van Persie contra a Espanha, o voleio de Tim Cahill contra a Holanda e o golaço de James Rodriguez contra o Uruguai colocam essa Copa entre as mais inesquecíveis da história.

Além disso, em número de gols, a Copa do Brasil só perde para a de 1998 que teve 171 gols. A marca, no entanto, ainda pode ser superada se a final e a disputa pelo 3º lugar tiverem mais de 4 gols. 

Controvérsias

Entre pênaltis duvidosos e arbitragem muito criticada, a maior controvérsia de todas não podia ser outra: a mordida de Luiz Suárez no jogador italiano Giorgio Chiellin. e sua consequente expulsão da Copa e afastamento do mundo do futebol por 4 meses. 

Os competidores

O fato de forças tradicionais terem chegado a fase final (Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda) junto com equipes menos favoritas (como Colômbia e Costa Rica) deu a esta Copa o equilíbrio perfeito entre tradição e novas forças.

Os azarões 

Depois de se classificar em primeiro lugar no grupo, deixando pra trás Inglaterra, Uruguai e Itália, o time da Costa Rica fez o papel de azarão da Copa e consquistou a torcida brasileira. 

"Acho que essa foi a melhor Copa do Mundo no que se refere a azarões - mais times provaram que eram melhores do que muitos de nós pensávamos inicialmente", avalia Motson.

Minutos finais decisivos

"A Copa no Brasil está sendo marcada por jogos decisivos sendo decididos apenas nos minutos finais", destaca McNulty. Dos 62 jogos disputados até agora, 30 tiveram gols marcarados após os 30 minutos do 2º tempo. 

Grandes jogadores

Os campos brasileiros viram jogar os maiores craques da atualidade: Messi, Neymar, Neuer, Müller, Robben, James Rodriguez.

Um jogo inesquecível

"Eu já estive em 10 Copas do Mundo e tenho que dizer que a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha é o jogo mais memorável de todas elas", decreta Motson. 

O evento

"A Copa do Mundo tem sido tudo que o país quis que ela fosse", diz McNulty. "Os torcedores fizeram o evento - seu entusiasmo, fantasias e suas reações ao que acontecia na frente deles", completa Motson. 

Acompanhe tudo sobre:BBCCopa do MundoEmpresasEsportesFutebol

Mais de Brasil

Enchentes no RS: sobe para 155 o número de mortos; 94 pessoas seguem desaparecidas

Campanhas de Boulos e Tabata veem Datena “roubando” votos de Nunes; MDB acredita em aliança com PSDB

Ônibus passa a ligar aeroporto de Florianópolis a Porto Alegre

Nova frente fria avança no Sul e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

Mais na Exame