Candidato perderá direito à isenção se fizer Enem mais de 3 vezes
A medida faz parte de um pacote de medidas elaborado pelo Ministério da Educação para diminuir os custos da aplicação da prova
Estadão Conteúdo
Publicado em 24 de novembro de 2016 às 21h39.
Brasília - O candidato que prestar o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) mais de três vezes com isenção de taxa perderá o direito à gratuidade a partir da quarta tentativa.
A medida faz parte de um pacote de medidas elaborado pelo Ministério da Educação ( MEC ) para diminuir os custos da aplicação da prova, que neste ano superou os R$ 650 milhões.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, apura os motivos que levam candidatos a realizar o exame repetidas vezes - há relatos de pessoas que participam das provas por até 8 edições consecutivas.
"Ainda estamos pesquisando quem são elas e qual a motivação para essa recorrência", informou à reportagem a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro.
"De qualquer forma, não faz sentido que façam sete vezes sem pagar. Vamos dar a oportunidade de isenção por até três edições", completou.
Em reunião nesta quinta-feira, 24, entre o Inep e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), outras providências para tornar o Enem "mais sustentável" foram anunciadas.
Por exemplo: a prova servirá apenas para acesso ao ensino superior, e não mais para que o candidato obtenha o certificado de conclusão do ensino médio.
A decisão tem como base um índice muito baixo de sucesso: dos 990 mil inscritos para este fim, apenas 72 mil conseguiram o diploma - pouco mais de 7%.