Brasil

Câmara de SP aprova projeto de praça em homenagem à Rita Lee no Ibirapuera

Texto agora aguarda a sanção do prefeito Ricardo Nunes

Rita Lee: cantora morreu em 9 de maio de 2023 (Rui M. Leal/Getty Images)

Rita Lee: cantora morreu em 9 de maio de 2023 (Rui M. Leal/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 22 de maio de 2024 às 15h28.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira, 21, em definitivo o projeto de lei que nomeia uma praça dentro do Parque Ibirapuera, na zona sul da cidade, em homenagem a Rita Lee.

A cantora morreu em 9 de maio do ano passado. Em diversas ocasiões, a artista declarou seu amor pela cidade de São Paulo e destacou o Ibirapuera como um dos seus locais preferidos na capital. A conexão de Rita com o parque também se deve à proximidade com o bairro da Vila Mariana, onde a cantora vivia desde a infância.

A proposta original, apresentada pela vereadora Luna Zaratini (PT), visava alterar o nome do parque. No entanto, o texto final determinou que a Praça da Paz, uma das áreas centrais do parque, será renomeada para Praça Rita Lee. Agora, o projeto aguarda a sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

“Estava como prefeito em exercício neste dia e decretamos luto oficial de três dias. Mas sempre achei que ela merecia muito mais. Agora, o nome de Rita Lee está eternizado no Parque Ibirapuera”, disse o vereador Milton Leite (União), presidente da Câmara.

Morte

Conhecida como a rainha do rock brasileiro, Rita Lee morreu em 9 de maio de 2023, aos 75 anos. Ela lutava contra um câncer de pulmão desde 2021, que chegou à remissão em 2022. Naquele ano, a cantora recebeu o primeiro diagnóstico da doença, após uma bateria de exames de rotina, e passou a fazer um tratamento que combina a radioterapia e a imunoterapia.

Além de cantora, Ritra também era atriz, escritora, ativista e multi-instrumentalista. Dona de alguns dos maiores hits atemporais do país, teve mais de 55 milhões de discos vendidos, o que a tornou a quarta artista mais bem-sucedida no Brasil no gênero do rock.

Acompanhe tudo sobre:sao-pauloMúsicaIbirapuera

Mais de Brasil

Tarcísio assina contrato para extensão da Linha 4-Amarela; veja quais serão as novas estações

Lula anuncia R$ 5 bi de investimentos do PAC em universidades para conter greve de professores

Eleitor exige governança contra crise climática, diz CEO da ComunitasBR

Congresso prorroga por 60 dias vigência de MP do setor elétrico

Mais na Exame