Exame Logo

Bombeiros encontram corpo que pode ser de vítima da tragédia de Brumadinho

Após 20 meses do rompimento da barragem da Vale, o Corpo de Bombeiros acredita que há alta possibilidade de mais uma vítima ter sido encontrada

Brumadinho: após 20 meses da tragédia, 11 pessoas ainda estão desaparecidas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)
AB

Agência Brasil

Publicado em 30 de setembro de 2020 às 20h13.

Última atualização em 30 de setembro de 2020 às 22h48.

Mais de 20 meses após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho , Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros localizou um corpo a cerca de 2 quilômetros da estrutura. Ainda não é possível afirmar que se trata de uma das vítimas desaparecidas da tragédia, pois a confirmação depende de exames. No entanto, a probabilidade é alta segundo o Corpo de Bombeiros.

O corpo foi encontrado ontem, 29. A probabilidade de ser uma das vítimas é considerada alta porque não é o primeiro achado relacionado à tragédia que ocorre na mesma região. Uma caminhonete também foi localizada no início deste mês, poucos dias após a retomada dos trabalhos de busca, que estavam suspensos desde março em decorrência da pandemia de covid-19. O veículo pertencia à Fugro, empresa terceirizada pela Vale para realização de análise de solo.

Veja também

A última vez que um corpo associado à tragédia havia sido encontrado foi em novembro do ano passado. Ele pertencia à 259ª vítima identificada. Outras 11 ainda estão desaparecidas, totalizando 270. Entre os atingidos, costuma-se falar em 272 vítimas, considerando ainda os bebês de duas mulheres que estavam grávidas.

O rompimento da barragem, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, completou 20 meses na semana passada. As buscas, reiniciadas em 27 de agosto, ocorrem diariamente e mobilizam um total de 59 bombeiros e 128 máquinas. "É relevante dizer que, desde a retomada dos trabalhos, as equipes vêm encontrando pequenos fragmentos", informa o Corpo de Bombeiros.

Acompanhe tudo sobre:Brumadinho (MG)Minas GeraisVale

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame