Brasil

Aprovação de Lula cai e atinge menor nível desde o início do mandato, aponta Genial/Quaest

A pesquisa ouviu presencialmente 2.045 brasileiros e o nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de maio de 2024 às 08h46.

Última atualização em 8 de maio de 2024 às 08h49.

A popularidade do governo Lula segue caindo. Pelo menos é isso que aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira.

Pel primeira vez, há empate técnico entre a aprovação (50%) e a desaprovação (47%) ao trabalho do presidente Lula em seu terceiro mandato. Embora a variação entre fevereiro e maio esteja dentro da margem de erro (de 2,2 pontos), este é o menor saldo de aprovação já registrado. 

No Nordeste, a aprovação continua estável e próxima dos 70%. No Sudeste, a aprovação continua oscilando negativamente e chegou a 42%. No Sul, com variação na margem de erro, a aprovação parou de cair, porém ainda é cedo para avaliar os impactos das ações do governo para ajudar o Rio Grande do Sul a sair da tragédia climática que castiga o estado desde a semana passada.

Aprovação entre os mais pobres e católicos

Já a aprovação também parou de cair entre os evangélicos, público que o governo Lula quer ganhar terreno. A desaprovação, no entanto, continua alta: próxima dos 60%. Entre católicos, por outro lado, a aprovação beira os 60%.


Na divisão por renda, o mesmo quadro da eleição de 2022: a aprovação entre os mais pobres é alta (62%), a aprovação entre quem tem renda alta ainda é baixa (40%), e na renda média a aprovação se assemelha à desaprovação (49% x 49%).

Embora a aprovação tenha parado de cair, o humor do eleitorado parece continuar negativo. Cresceu de 43% para 49% os brasileiros que acreditam que o Brasil está indo na direção errada. Já aqueles que acreditam que o país esteja indo na direção certa caíram de 45% para 41%.

A pesquisa ouviu presencialmente 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados do país entre os dias 2 e 6 de maio. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%. 

Para conferir a pesquisa completa, acesse aqui. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Professores decidem manter greve nas universidades federais após nova oferta do governo Lula

Ao lado de Bolsonaro, Tarcísio e provável vice, Nunes diz que chapa será anunciada na semana que vem

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

Censo 2022: Brasil tem 106,8 milhões de endereços, um aumento de 19,5% em relação ao Censo anterior

Mais na Exame