Alta procura esgota doses de vacina contra gripe em São Paulo
O governo federal informou que não haverá o envio de novas remessas
Estadão Conteúdo
Publicado em 7 de junho de 2019 às 10h36.
Última atualização em 7 de junho de 2019 às 10h38.
Sorocaba — Quatro dias após a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população, o imunizante havia acabado nesta quinta-feira (06) em dezenas de cidades do interior paulista, por causa da alta procura. As prefeituras pediram o envio de doses extras pelo Ministério da Saúde , mas não devem ser atendidas. O governo federal informou que não haverá o envio de novas remessas.
Segundo a pasta, já foram destinadas cerca de 14,5 milhões de doses para o Estado, para atender quase 13,3 milhões de pessoas. A vacinação dos grupos prioritários (o que inclui crianças, idosos, entre outros) ficou em cerca de 75%, abaixo da meta esperada, de 90%.
As doses acabaram na terça-feira em São José do Rio Preto, onde o índice de cobertura está em 84,3%. Araçatuba também ficou sem vacina, um dia após o início da vacinação geral, e a prefeitura pediu nova remessa.
Em Sorocaba, desde segunda-feira 16 mil pessoas receberam os imunizantes nos postos. A prefeitura conseguiu reforço do Estado, mas não foi suficiente. Na quarta, mesmo as doses extras tinham acabado. A cidade chegou a 87% de imunização.
Em Boituva, houve corrida aos postos na quinta-feira, após a confirmação da morte por gripe de uma mulher de 50 anos, internada no fim de maio. A prefeitura disse que ainda há vacinas nos postos.