Aeroviários fazem paralisação no Santos Dumont, no Rio
Trabalhadores interromperam as atividades entre 4 horas e 6h20 desta manhã, um dia antes do início de uma greve nacional do setor, anunciada no começo da semana
Da Redação
Publicado em 22 de dezembro de 2010 às 10h47.
São Paulo - Um grupo de trabalhadores aeroviários (profissionais que atuam em solo, como mecânicos e pessoal de check-in) fizeram nesta manhã uma paralisação no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Eles interromperam as atividades entre 4 horas e 6h20 desta manhã, um dia antes do início de uma greve nacional do setor, anunciada no começo da semana.
Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, a paralisação de hoje foi um jeito de "aplacar a ira" de alguns trabalhadores do setor, depois de uma rodada de negociações ontem em Brasília terminar sem acordo. "Eles estavam dispostos a tudo, a partir para a quebradeira", afirmou.
De acordo com o sindicato, 105 trabalhadores ficaram do lado de fora do aeroporto durante a paralisação e apenas entraram para trabalhar 30% do contingente. "Conseguimos paralisar o check-in da TAM por uma hora. Atrasamos três voos da Gol e cinco da TAM que iam para São Paulo e três que vinham de lá. Alcançamos nosso objetivo", disse Selma.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto Santos Dumont registrou hoje cinco voos com atrasos superiores a 30 minutos e oito cancelados, números que estariam dentro da normalidade.