9 jingles inusitados das campanhas políticas de 2012
De música do Rei Leão a composições próprias, confira nove jingles dos candidatos a vereadores e prefeitos destas eleições que não vão sair da sua cabeça
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2012 às 09h45.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h18.
São Paulo - Vale (quase) tudo para entrar e permanecer na mente dos eleitores. Em 2012, os candidatos recorreram a personagens familiares (desenhos animados voltados às crianças nas décadas de 1990 ou 2000 não foram poupados), produções com versões digitais do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e da atual presidente Dilma Rousseff, além de vídeos curtos e caseiros para que o eleitor não se esqueça do número de urna do político. Não raro, as propostas e outras informações mais específicas são deixadas de lado. Clique nas imagens acima para assistir aos vídeos de jingles que não vão sair da sua cabeça.
O vídeo do candidato petista à prefeitura de Salvador é o que teve maior produção dentre os da lista. E não é à toa: o vídeo conta com o próprio Pelegrino, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em versão desenho animado dançando e rebolando no maior ritmo axé. Com a coreografia na ponta dos pés, os políticos cantam sobre o “time do povão” e as diferentes leis e projetos aprovados pelo PT no país.
Essa é para as crianças da década passada: um candidato de vinte anos fez um cover da música principal do desenho animado Pokémon e a usou como seu jingle. O refrão? “Thalison / temos que votar isso eu sei / é nele que eu votarei”, claro. O jovem candidato quer ser vereador da cidade de Rio Claro, em São Paulo, e, segundo o jingle, ter “a juventude no poder”.
Outra candidata que caprichou na produção do vídeo foi a Tia Nei, que quer ser vereadora da cidade paulista de Guararapes. Com cenas do clássico infantil “O Rei Leão”, Tia Nei transformou “hakuna matata” em “Na Urna é Batata”. Com direito a legendas, o jovem leão Simba canta que “os seus problemas ela vai resolver”. O número da candidata do DEM também é repetido à exaustão pelos personagens.
Mais um candidato que recorreu à cultura dos desenhos animados dos anos 2000, Tiago Dionísio é um dos mais jovens a tentar se eleger: ele tem apenas 18 anos e já quer ser vereador da cidade de Parnamirim. O desenho de escolha foi DragonBall Z, do qual o candidato e aluno de Matemática é fã. Candidato pelo PSOL, Tiago conta que vai defender os interesses dos alunos da sua cidade.
Lindolfo Pires hoje é candidato à prefeitura da cidade de Sousa, na Paraíba. Mas seu passado não se esconde: ele é “leal e tá ligado em você”. Em 2010, o então candidato a deputado federal lançou um jingle cover de ninguém menos que Michael Jackson. Ao som de “Beat it” era possível conhecer mais sobre o caráter do candidato do DEM – além do seu nome de urna e número.
Lembra do hit “U can’t touch this” do MC Hammer que fez um sucesso assombroso na década de 1990? O candidato Sesóstris resolveu ressuscitá-lo e se aproveitar do ritmo extremamente chiclete da música hip hop. No refrão, o (diferente) nome do Sesóstris é repetido diversas vezes, enquanto um rapper fala sobre suas propostas e sua história política.
Geraldo Antonio Custodio, mais conhecido pelo nome de urna Wolverine, é candidato do PPS a vereador em Piracicaba (SP). Não bastou assumir um personagem como Wolverine, dos quadrinhos X-men, o candidato a vereador de Piracicaba ainda publicou um vídeo curto e alegre com o seu jingle. O vídeo, bastante caseiro, termina com o lema da campanha: “Não vote os mesmos, vote Wolverine”.
Os candidatos usam e abusam dos estilos musicais mais populares nas suas zonas eleitorais e na Bahia, mais especificamente em Salvador, o estilo musical escolhido não poderia deixar de ser o axé. Reka, que é candidato a vereador e antes atuava como cabeleireiro e barbeiro, não foi o único que criou jingles em formato axé, mas o uso do refrão chiclete (e com referência ao ritmo musical) chama atenção: “Deu um axé Reka” repetido em loop quase eterno.
Para completar a tríade de paródias de desenhos orientais que fizeram sucesso entre as crianças brasileiras, não poderia faltar a música tema de Cavaleiros do Zodíaco. E para a alegria dos fãs do desenho, o candidato a vereador da cidade de Conceição do Coité (BA), Gabriel Lopes de Oliveira (mais conhecido pelo seu nome de urna: Thonga) publicou em seu canal do YouTube um vídeo com a paródia cantada por ele mesmo.
Mais lidas
Mais de Brasil
Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de ValdermarAs 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNTPara especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples NacionalAdvogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua