Exame Logo

15 imagens que resumem os atos a favor e contra Jair Bolsonaro pelo Brasil

Manifestações de apoio e rejeição ao candidato do PSL ocuparam 15 estados brasileiros e diversos países pelo mundo nesse sábado. Veja fotos

Protesto contra o candidato Jair Bolsonaro em São Paulo: organização fala em 150 mil manifestantes (Alexandre Schneider/Reuters)

Mariana Fonseca

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 20h12.

Última atualização em 30 de setembro de 2018 às 08h00.

São Paulo - O Brasil foi tomado pelos atos a favor e contra neste sábado (29). O motivo foi o candidato à Presidência da República para as eleições de 2018 Jair Bolsonaro , do PSL. De acordo com veículo G1, protestos ocorreram (ou ocorrem) em 41 cidades de 15 estados brasileiros. Mais atos estão marcados para amanhã (30), como uma manifestação a favor do candidato do PSL em São Paulo.

O maior protesto de sábado contra Jair Bolsonaro viu-se na cidade de São Paulo, na região do Largo da Batata. Organizadoras do evento "Mulheres contra Bolsonaro", que começou pelas redes sociais, estimam que 150 mil pessoas compareceram - a Polícia Militar não fará estimativas. Em Brasília, a organização estima outros 30 mil manifestantes contra Bolsonaro, enquanto, diz o G1, a PM estimou 7 mil.

Veja também

No Rio de Janeiro, a concentração contra o candidato se deu principalmente na Cinelândia e não há estimativa de participantes. No mesmo estado estavam a maioria dos apoiadores de Bolsonaro, que chegaram a interditar parte da Avenida Atlântica. Não há dados oficiais sobre o quórum de nenhum dos atos no Rio.

Protestos contra o candidato do PSL viram-se também em Nova York (EUA), Viena (Áustria), Milão (Itália), Londres (Reino Unido), Paris (França), Berlim (Alemanha), Barcelona (Espanha), Porto, Coimbra e Lisboa (Portugal), sob o slogan #EleNão. Os apoiadores de Bolsonaro rebatem com o slogan #EleSim.

Segundo a última pesquisa Datafolha, Jair Bolsonaro aparece com 28% das intenções de voto, contra 22% de Fernando Haddad. O candidato petista venceria o do PSL em um eventual segundo turno, com 45% dos votos contra 39% do adversário. O momento é de tensão nas eleições. Bolsonaro afirmou ontem não aceitar um resultado diferente de sua eleição. Ele já saiu do hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tomou um avião ao Rio de Janeiro. Ele deverá continuar sua campanha de casa e pretende comparecer ao debate organizado pela Rede Globo, previsto para acontecer na próxima quinta-feira (4), segundo o candidato do PSL ao Senado Major Olímpio.

Veja, a seguir, 15 imagens que resumem os atos a favor e contra Jair Bolsonaro pelo Brasil:

+ 11

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Jair BolsonaroProtestos no BrasilProtestos no mundo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame