Com apoio de startup, Cacá Bueno se torna piloto carbono-neutro
Piloto firma parceria com a MOSS, startup pioneira em oferecer créditos de carbono em formato digital para zerar emissões durante as corridas
Publicado em 6 de março de 2021 às, 07h22.
Última atualização em 23 de julho de 2021 às, 10h57.
A temporada de 2021 da Stock Car promete ser a mais sustentável e ecologicamente correta para o pentacampeão Cacá Bueno. O piloto de 44 anos acaba de anunciar uma parceria com a MOSS para zerar toda sua emissão de carbono durante as dez etapas da categoria. Além da iniciativa voltada às corridas, Cacá terá o apoio da startup para compensar sua pegada de CO2 desde o seu nascimento.
Fundada em março do ano passado, a MOSS é a primeira plataforma do planeta a disponibilizar créditos de carbono em formato digital para pessoas físicas de maneira fácil e rápida pela internet. Ao adquirir um token da MOSS, o MCO2, qualquer indivíduo pode neutralizar as próprias emissões, compensando ações do cotidiano como tomar banho, cozinhar, ou no caso de Cacá, disputar corridas de automobilismo. Fazendo a compensação, os valores são destinandos a projetos de preservação na Amazônia. Também é possível armazenar o ativo, que não expira, em uma carteira digital, para venda futura.
Compensar a pegada de carbono é hoje uma meta cada vez mais valorizada por pilotos e equipes das categorias mais importantes do planeta. Apoiada pelo heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a escuderia Mercedes já se comprometeu a eliminar as emissões de CO2. Ativista das causas ambientais, o britânico declarou que seu objetivo pessoal é zerar as emissões em sua vida quando parar de correr. A filosofia carbono-zero é seguida também por outros pilotos, como os brasileiros Lucas Di Grassi e Allam Khodair.
A temporada de 2021 da Stock Car começa no dia 28 de março, no Velopark, na Grande Porto Alegre (RS). A corrida final está marcada para o dia 12 de dezembro, em local ainda não definido.