Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) reduziu sua previsão de produção global de grãos na temporada 2022/23, para 2,248 bilhões de toneladas, ante 2,256 bilhões de toneladas da previsão divulgada em janeiro. Segundo o IGC, a revisão considera as perspectivas de menor produção de milho para os Estados Unidos e a Argentina. Os dados fazem parte do relatório mensal divulgado nesta quinta-feira, 16.

Caso confirmado, o volume total da produção será 1,88% menor do que o estimado para a temporada 2021/22, de 2,291 bilhões de toneladas. A estimativa para o consumo mundial de grãos também foi reduzida de 2,266 bilhões para 2,275 bilhões de toneladas. A previsão de estoques passou de 577 milhões para 579 milhões de toneladas.

Soja

Para a soja em 2022/23, o IGC diminuiu a estimativa de produção em 7 milhões de toneladas, também baseando-se na redução da perspectiva de safra da Argentina e dos Estados Unidos. A previsão passou de 385 milhões de toneladas estimadas em janeiro para 378 milhões de toneladas no relatório atual, em comparação com os 356 milhões de toneladas de 2021/22.

A projeção de consumo da oleaginosa foi diminuída em 2 milhões de toneladas em relação a janeiro, para 374 milhões de toneladas ante 366 milhões no ciclo anterior. Já a projeção de estoques caiu para 49 milhões de toneladas, ante 54 milhões previstas em janeiro. O volume do estoque final de soja de 2021/22 foi mantido em 45 milhões de toneladas.

Milho

Quanto ao milho, o conselho reduziu a estimativa de produção de 1,161 bilhão para 1,153 bilhão de toneladas em 2022/23. O volume representa queda de 67 milhões de toneladas ante o resultado de 1,220 bilhão de toneladas projetado para 2021/22. O consumo caiu de 1,188 bilhão, previstas em janeiro, para 1,180 bilhão de toneladas, ante 1,217 bilhão de toneladas projetadas para 2021/22. Os estoques passaram de 254 milhões para 255 milhões de toneladas.

Trigo

Em relação ao trigo, na temporada 2022/23, o IGC manteve a produção de 796 milhões de toneladas. O volume continua maior do que as 781 milhões previstas para 2021/22. A estimativa de consumo também foi conservada em 789 milhões de toneladas, enquanto para 2021/22 ela é de 783 milhões de toneladas.

A perspectiva para os estoques do cereal foi elevada em 1 milhão de toneladas, para 282 milhões, enquanto para 2021/22 a estimativa é de 275 milhões de toneladas. Segundo o IGC, a perspectiva mundial de trigo é de oferta mais restrita e consumo geral em tendência de alta, por isso os estoques devem diminuir.

Para a safra 2021/22, o IGC elevou sua previsão de produção global de grãos de 2, 290 bilhões de toneladas em janeiro para 2 291 bilhões de toneladas. Em relação ao consumo mundial de grãos a previsão passou de 2,296 bilhões para 2,295 bilhões de toneladas. A previsão de estoques finais foi aumentada de 596 milhões para 598 milhões de toneladas.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Conab projeta cenário positivo na produção brasileira de café neste ano
EXAME Agro

Conab projeta cenário positivo na produção brasileira de café neste ano

Há um dia
Uma década depois, atraso na regularização ambiental de fazendas compromete Código Florestal
EXAME Agro

Atraso na regularização ambiental de fazendas compromete Código Florestal

Há 2 dias
Ministério da Agricultura declara emergência para influenza aviária; 8 casos foram confirmados
EXAME Agro

Ministro da Agricultura declara emergência para influenza aviária

Há 2 dias
MP dos Ministérios: Marina Silva pode perder controle sobre Cadastro Ambiental Rural
EXAME Agro

MP dos Ministérios: Marina Silva pode perder controle sobre Cadastro Ambiental Rural

Há 2 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais