Tecnologia

Samsung supera expectativas e tem lucro líquido de US$ 4,8 bilhões no 1º trimestre

IA generativa deve seguir trazendo uma forte demanda por chips, o que beneficia a empresa

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de abril de 2024 às 06h30.

A Samsung superou as estimativas de lucros dos analistas depois que sua divisão de semicondutores voltou a ser lucrativa após negócios feitos com Microsoft e Alphabet -  que aumentaram os gastos em inteligência artificial.

De acordo com a Bloomberg, a maior fabricante mundial de chips de memória relatou lucro líquido de 6,62 trilhões de wons (US$ 4,8 bilhões) no primeiro trimestre, contra a projeção média dos analistas de 5,63 trilhões de wons. Isso é mais de quatro vezes o lucro da empresa no ano anterior.

Por causa dos bons resultados, as ações da empresa subiram até 2,4% nas negociações da Bolsa de Seul.

A Samsung, também a maior fabricante mundial de smartphones, tenta reverter um declínio que já dura um ano, desencadeado pela incerteza económica global. Em 2023, o lucro operacional geral da empresa caiu para o nível mais baixo em 15 anos depois que sua unidade de semicondutores registrou um prejuízo de 14,9 trilhões de wons.

A companhia disse que espera que a demanda por chips permaneça forte no restante do ano em grande parte devido à procura de IA generativa. A Microsoft e a Alphabet, controladora do Google, divulgaram resultados financeiros na semana passada que superaram as estimativas dos analistas, em parte por causa dos serviços de IA.

Os negócios de smartphones da Samsung – a principal fatia das operações da empresa sul-coreana – registraram um lucro operacional de 3,5 trilhões de wons sobre vendas de 33,5 trilhões de wons durante o trimestre, auxiliados pelas fortes vendas da série Galaxy S24.

Segundo a Bloomberg, os sinais apontam para uma recuperação gradual do mercado, impulsionada em parte pela procura de chips utilizados para desenvolver IA após o advento do ChatGPT da OpenAI. A divisão de chips da Samsung registrou um lucro operacional melhor do que o projetado de 1,91 trilhão de wons, seu primeiro trimestre no azul após quatro perdas sucessivas. Os dados comerciais sul-coreanos divulgados neste mês mostraram que as remessas oriundas de semicondutores lideraram o crescimento das exportações do país nos primeiros 20 dias de abril, aumentando 43% em relação ao ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:Samsung

Mais de Tecnologia

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Plano do Instagram para engajar usuários pode dar certo?

Novo app permite instalar jogos retrô da Nintendo no iPhone; saiba como

Neuralink, de Elon Musk, fará teste de implante cerebral em novo voluntário

Mais na Exame