Future of Money

"Criptomoedas de IA" disparam quase 80% e atraem investidores após halving do bitcoin

Segmento de criptoativos criados por projetos que usam inteligência artificial voltou a chamar a atenção do mercado nesta semana

Criptomoedas ligadas à inteligência artificial dispararam em 2023 (Reprodução/Reprodução)

Criptomoedas ligadas à inteligência artificial dispararam em 2023 (Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 25 de abril de 2024 às 15h23.

As criptomoedas de inteligência artificial (IA) registraram um aumento de 22% de capitalização de mercado nos últimos sete dias na esteira de uma recuperação do mercado cripto impulsionada pelo halving do bitcoin, que foi concluído na última sexta-feira, 19, e concentrou a atenção dos investidores nos últimos dias.

A maior criptomoeda do mercado valorizou 7% em uma semana, recuperando parte das perdas da correção que assolou o mercado de criptomoedas diante de cenários geopolíticos e macroeconômicos turbulentos logo antes da ocorrência do halving, evento que reduz pela metade a taxa de emissão do criptoativo.

No entanto, no mesmo período, as criptomoedas ligadas a projetos de inteligência artificial entregaram ganhos de até 78%, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado Santiment divulgados em uma publicação no X, antigo Twitter, na última terça-feira, 23.

Os tokens de IA performaram acima da média do mercado ao longo de 2023, impulsionados pelo hype causado pelo lançamento do ChatGPT da OpenAI. A tendência de alta se manteve este ano, porém com valorizações menos expressivas à medida que o capital especulativo foi rotacionado para outras narrativas em evidência, como RWA (ativos do mundo real), derivativos de staking líquido e, principalmente, as criptomoedas meme.

Agora, a inteligência artificial parece estar voltando a ganhar a atenção dos investidores de criptomoedas, especialmente daqueles mais propensos ao risco, como destacou a Santiment.

"É sempre aconselhável fazer sua própria pesquisa antes de investir em tais projetos, porém, com o setor observando avanços que estão sendo apoiados pela especulação de investidores que desejam se expor à inteligência artificial, há mérito em analisar projetos de criptomoedas que se enquadram particularmente nessa categoria", diz a empresa.

Entre as 100 principais criptomoedas de IA, apenas 14 registraram performance negativa nos últimos sete dias, de acordo com os dados da Santiment. Os tokens dos projetos Openfabric AI (OFN), Forta (FORT), Aleph.im (ALEPH), Akash Network (AKT) e Arkham Intelligence (ARKM) foram os maiores ganhadores no período, com altas de 78%, 68%, 64%, 49% e 47%, respectivamente.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Um boletim da empresa Blockworks Research também publicado na última terça-feira destacou o potencial de crescimento do setor de inteligência artificial devido à escassez e à centralização de recursos computacionais, o que favorece as big techs e provedores de nuvem diante de uma "demanda insaciável por aceleradores de IA".

A Blockworks Research afirma que as criptomoedas estão bem posicionadas para agregar valor real a um mercado cuja demanda tende a se manter crescente.

O boletim destaca como a própria Akash Network, a Render (RNDR) e a io.net, que ainda não tem um token próprio lançado, podem se tornar destaques do nicho de infraestrutura descentralizada para computação, uma vez que combinam duas narrativas poderosas do atual ciclo de alta das criptomoedas: IA e Redes de Infraestrutura Física Descentralizadas (DePin).

Enquanto isso, a fusão das criptomoedas dos projetos SingularityNet (AGIX), Fet.AI (FET) e Ocean Protocol (OCEAN) foi aprovada pelos detentores dos tokens dos três projetos de IA aplicada à tecnologia blockchain.

O novo protocolo será nomeado Artificial Superintelligence Alliance (ASI) e terá a "missão de criar uma infraestrutura descentralizada de IA em larga escala, garantindo práticas éticas e confiáveis”, conforme declarou Humayun Sheikh, presidente da ASI e CEO da Fetch.ai.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Análise: pressão vendedora aumenta no bitcoin, que tem último fundo em US$ 59.500

Brasil está em "grupo seleto de países" com regulação para criptomoedas, aponta estudo

Vítimas da FTX serão ressarcidas com juros após nova gestão recuperar bilhões além da dívida

Parlamentares divergem na regulação de criptoativos, mas defendem mais segurança para investidores

Mais na Exame