Tecnologia

Asus Xtion

Avaliação Cauã Taborda / É inevitável comparar o controle Xtion, da Asus, com o Kinect, da Microsoft. Além do design similar, ficam na mesma faixa de preço. A diferença é que o Asus tem um ecossistema próprio de aplicativos. Para tirar proveito dos games e do navegador comandado por gestos, o controle acompanha três jogos em […]

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2013 às 20h00.

logo-infolab

Avaliação Cauã Taborda / É inevitável comparar o controle Xtion, da Asus, com o Kinect, da Microsoft. Além do design similar, ficam na mesma faixa de preço. A diferença é que o Asus tem um ecossistema próprio de aplicativos.

Para tirar proveito dos games e do navegador comandado por gestos, o controle acompanha três jogos em CD. Há uma loja de aplicativos na qual o usuário precisa criar uma conta e vincular seu perfil ao PayPal.

É necessário autorizar o serviço a realizar débitos de até mil reais em sua conta, inclusive para fazer o download de conteúdo grátis. A loja oferece 13 games e três aplicativos. O Xtion requer uma distância mínima para funcionar.

Com monitores pequenos, a diversão fica prejudicada. O uso ideal é feito com o computador conectado à TV. Por causa do software que o gerencia, o gadget não é dos mais precisos e a adaptação aos comandos também não é instantânea. Depois de aprender como funciona, é só diversão.

Avaliação Lucas Agrela / Qualquer semelhança não é mera coincidência. O Asus Xtion é fabricado pela israelense PrimeSense, responsável pelo sensor de movimento do Xbox 360, o Kinect. Apesar de ter a mesma ideia que o aparelho da Microsoft, o Xtion peca pela falta de jogos.

São 13 games e três aplicativos que têm suporte ao Xtion, sendo que três deles acompanham o produto, em um CD. No geral, os títulos disponíveis têm caráter infantil (assim como acontece no Kinect). São games de dança, simulação de exercícios e aventura.

Outro ponto negativo é a falta de suporte ao Windows 8 e ao Mac OSX.  Ou seja, ele precisa ser usado no Windows 7 ou XP (32 ou 64 bits).

Outro detalhe é que em um computador sem uma placa de vídeo dedicada, os jogos rodam com lentidão e chegam a travar por falta de memória.

Para criar uma conta na loja Xtion Store, você precisa de cadastro no Paypal. Eles requisitam o pagamento pré-aprovado de mil dólares (em nome de appside marketplace).

A distância ideal para usar o Xtion é de 2 a 3 metros, exigindo que você tenha espaço no cômodo em que for usá-lo. Outro detalhe é que ele não possui um controle motorizado que segue o jogador. Ou seja, é preciso posicionar o aparelho manualmente antes de jogar e permanecer em um ponto fixo. Vale lembrar que não é recomendado posicioná-lo contra o sol.

Vendo o Xtion como uma versão mais barata do Kinect, sendo que não é necessário adquirir o console, basta ter um computador, ele pode ser um bom acessório para crianças. Quem busca um sensor de movimentos para computadores deve optar pelo Leap Motion, pela facilidade de uso. Já quem quer um dispositivo voltado para games, deve ficar com o Kinect, integrado ao Xbox 360 – ou ao Xbox One, que será lançado no Brasil em 22 de novembro por 2.300 reais.

Ficha técnica

Dimensões:8,0 x 4,7 x 3,8 cm
Conexão:USB 2.0
Peso:212 g
Compatibilidade:PCs com Windows XP e 7

Avaliação técnica

PrósBom sensor de movimentos para PC
ContrasFalta de títulos e de suporte ao Windows 8
ConclusãoOpção mais barata do Kinect para crianças
Média7.6
PreçoR$ 599

Mais de Tecnologia

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok