Web 25 anos: as personalidades que fizeram história
Nesse mês de março a rede mundial de computadores (WWW) comemora 25 anos de sua idealização seu funcionamento bem-sucedido só ocorreu um ano depois. E algumas pessoas...
Da Redação
Publicado em 12 de março de 2014 às 17h57.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h54.
Nesse mês de março a rede mundial de computadores (WWW) comemora 25 anos de sua idealização seu funcionamento bem-sucedido só ocorreu um ano depois. E algumas pessoas foram responsáveis diretamente por mudanças significativas em como navegamos e usamos a rede atualmente. Vale lembrar que web e Internet não são a mesma coisa, embora sejam dependentes. A segunda originalmente se chamava ARPANET e foi criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o objetivo de interligar as bases militares e de pesquisa do governo. Na década de 1970, universidades puderam se conectar à ARPANET, mas a mesma seguiu de uso exclusivo para estes setores. Somente ao final dessa década, e com o surgimento do protocolo TCP/IP, é que a mesma se tornou pública e ficou conhecida como Internet. Para celebrar a data da criação da WWW, selecionamos 25 nomes importantes para o desenvolvimento da web, desde sua criação até os dias de hoje. Confira a seguir.
Cientista da computação, o britânico é conhecido como o criador do WWW. Quando trabalhava no CERN, em março de 1989, ele criou a proposta de um sistema de rede de gerenciamento e troca de informações e implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e um servidor por meio da internet um ano depois, em maio de 1990. Atualmente, Berners-Lee é diretor da World Wide Web Consortium (W3C), que supervisiona o contínuo desenvolvimento da internet. Leia o relato de Berners-Lee para a Wired
Engenheiro e cientista da computação belga, Cailliau trabalhou em parceria com Berners-Lee na criação do WWW no CERN. Ele foi o responsável pelo desenvolvimento do primeiro navegador web para o sistema Mac OS, chamado MacWWW. Além disso, também deu início ao projeto Web for Schools para a Comissão Europeia, introduzindo a web como recurso para a educação.
Reconhecido como um dos pais da internet, Vint Cerf, junto a seu amigo Bob Kahn, criou o protocolo de comunicação TCP/IP, a linguagem usada por computadores para conversarem entre si dentro de uma rede. Mas além da internet, Cerf também foi fundamental para o desenvolvimento do primeiro sistema comercial de e-mails conectado a web. Ele também ajudou a formar o ICANN, comissão mundial responsável por coordenar a criação de endereços e domínios de internet.
Conhecido como cocriador do Mosaic, o primeiro navegador web, Andreessen é um empreendedor americano, investidor e engenheiro de software. Junto com Eric Bina fundou a Netscape, empresa responsável pelo browser Netscape Navigator, que dominou a internet na década de 1990. Atualmente, ele está presente no conselho de diretores de empresas como Facebook, eBay e HP.
Em 1971 o programador americano implementou um sistema de correio eletrônico na ARPANET (primeira rede operacional de computadores e precursora da internet) e tornou possível a troca de mensagens entre máquinas situadas em diferentes localidades. Foi dele a ideia de usar o símbolo @ para endereços de e-mail.
O fundador da Microsoft foi relativamente cético até reconhecer a importância da web. Apenas em maio de 1995 é que a empresa passou a incluir o navegador Internet Explorer em seu sistema operacional Windows. O IE ainda é um dos browsers mais usados na internet, tendo alcançado seu pico entre 2002 e 2003 com 95% de adoção em todo o mundo.
O engenheiro de software finlandês foi a principal cabeça por trás do desenvolvimento da plataforma Linux. Torvalds também inventou o software Git, usado por desenvolvedores para a construção de aplicações. Atualmente trabalha como coordenador do projeto do kernel do Linux.
Fundador da Free Software Foundation, Stallman sempre foi um ferrenho defensor da privacidade na web foi um dos mais críticos às táticas de espionagem em massa da agência NSA e de empresas como Facebook e Google. Ele também é contrário às patentes de software, gerenciamento de direitos digitais e outras ações que considera impedirem a liberdade dos usuários.
Cientista da computação, o canadense Gosling recebe os créditos por ter inventado a linguagem de programação Java. A mais popular linguagem de programação é amplamente utilizada por aplicações web e conta com uma comunidade de mais de 9 milhões de desenvolvedores.
O YouTube foi criado em 2005 por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, então três funcionários do Paypal. Em novembro do ano seguinte, o serviço foi comprado pelo Google, por 1,65 bilhões de dólares. Em 2013, o YouTube superou a marca de 1 bilhão de visitas mensais. Os usuários assistem 3 bilhões de horas de vídeos a cada mês e em média a cada minuto 72 horas de vídeos são carregados no site. (Na foto estão apenas Chen e Hurley)
Fundadores do Google, inovaram o setor de buscas e pesquisas na internet. A ideia surgiu quando ambos frequentavam a universidade e teorizaram sobre um sistema que melhor analisasse as relações entre os websites. Hoje, o Google indexa bilhões de páginas na internet, além de oferecer diversos serviços baseados na nuvem.
Ambos revolucionaram o mercado da computação ao fundarem a Apple em 1976. Wozniak é considerado um dos responsáveis por iniciar a revolução do computador pessoal com a criação do Apple I. Depois de seis anos, em 1985 ele deixou definitivamente a Apple. Já Jobs continuou na empresa até sua morte em 2011 (com a devida pausa forçada em 1985) e por lá foi o pioneiro no mercado de smartphones com o lançamento do iPhone, mudando drasticamente a forma como as pessoas acessam a internet hoje em dia.
Fundador da Amazon e empreendedor da tecnologia é um importante personagem para a consolidação do e-commerce. Sob seu comando a Amazon se tornou o maior varejista online e modelo para vendas pela internet. A empresa começou como uma loja virtual de livros e atualmente vende uma diversidade de produtos. Há alguns anos a companhia passou a produzir hardware e inovou o mercado de livros digitais com o leitor Kindle. A Amazon também é considerada o maior provedor de serviços de computação em nuvem.
O empreendedor americano é conhecido por ser o cofundador da enciclopédia online. Ao contrário das enciclopédias tradicionais, a Wikipedia quebrou o modelo padrão ao permitir a edição de artigos. São mais de 30 milhões de artigos em 287 idiomas criados de forma colaborativa por voluntários.
Orkut Büyükkökten é um engenheiro de software, nascido na Turquia, em 1975, e que criou a ideia de rede social que conhecemos hoje. O Orkut surgiu como parte de um projeto social iniciado enquanto cursava a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Mais tarde, quando entrou para a equipe do Google, seu projeto universitário se tornou um dos sites mais acessados do mundo. Atualmente Orkut abandonou o site, mas mantém um perfil privado no Facebook e uma conta desatualizada no Twitter.
A transformação da rede social veio com o Facebook, em 2004. O serviço trouxe melhorias em comparação ao Orkut, permitindo a criação de uma rede privada de amigos. Atualmente é a maior rede social do mundo com mais de 1,2 bilhão de usuários, e se tornou também uma das principais plataformas online para aplicativos, de games a e-commerce.
Se o Facebook teve um papel importante, o Twitter trouxe um novo tipo de rede social mais aberta. Dorsey foi um dos cofundadores e o primeiro CEO do Twitter. O microblog é um dos 10 sites mais visitados atualmente e já foi descrito como o SMS da internet. A plataforma é amplamente utilizada como uma ferramenta de comunicações e de métricas para análise da opinião pública. (Na foto: Jack à esquerda ao lado dos outros cofundadores Biz Stone e Evan Williams)
Muitos associam Elon Musk à empresa de carros elétricos Tesla Motors, mas ele também é um dos cofundadores do PayPal, companhia que transformou o varejo ao permitir a transferência de dinheiro por meio da internet. Inclusive, o rápido crescimento do PayPal foi em parte devido a uma campanha viral bem sucedida criada por Musk. Em outubro de 2012, o PayPal foi adquirido pelo eBay por US$ 1,5 bilhão em ações.
Fundador do site de leilões eBay, Omidyar ajudou a democratizar o processo de compra e venda online. O site permite que qualquer pessoa crie uma conta e venda seus bens pelo preço mais alto. O primeiro item vendido pelo site era um ponteiro de laser quebrado.
Fundadores do serviço de voz por IP, inovaram ao permitir que os usuários conversassem com outras pessoas por meio da internet e de graça. O lançamento do Skype em 2003 mexeu com a indústria de telecomunicações, oferecendo uma alternativa às caríssimas ligações internacionais. Também ajudou a popularizar os bate-papos em vídeo. Em 2011 a Microsoft comprou o serviço por US$ 8,5 bilhões. (Na foto: Niklas Zennström)
O lançamento do site de financiamento coletivo em 2009 foi celebrado por empreendedores e artistas e criou um novo modelo de negócios na internet: o crowdfunding. Desde a estreia, mais de 5 milhões de pessoas ajudaram a financiar mais de 50 mil projetos criativos, superando a marca de 1 bilhão de dólares em investimentos.
Satoshi Nakamoto é o pseudônimo usado pela pessoa (ou grupo) responsável por desenvolver e criar o protocolo da moeda virtual Bitcoin. Em 2008, Nakamoto publicou um artigo descrevendo sua criação e em 2009 lançou o primeiro software que iniciou a rede e as primeiras unidades do bitcoin. Recentemente o homem que a revista Newsweek disse ser o criador da bitcoin, o japonês Dorian Nakamoto (foto), negou ter qualquer relação com a moeda virtual. Estima-se que o verdadeiro Satoshi tenha 400 milhões de dólares nessa moeda virtual.
Fundado em 1999 por Shaw Fanning, O Napster estremeceu a indústria fonográfica ao lançar um serviço de compartilhamento de músicas no formato MP3, até então inexistente no mercado. Os arquivos eram trocados por meio de uma rede P2P, onde usuários conectados aparecem como servidores de arquivos. Porém, após muitos processos por parte das gravadoras, o Napster saiu do ar pela primeira vez em 2001 e só voltou a funcionar em 2003, quando retornou oferecendo downloads de músicas em um formato legal e pago. Em 2011, com a aquisição da Rhapsody, o Napster foi encerrado mais uma vez. Mas em junho de 2013 reestreou em países da Europa e América Latina (inclusive Brasil) como um serviço de streaming musical pago.
O hacker alemão Kim Dotcom é uma figura polêmica. Há alguns anos ele enfrenta um longo processo por infração de direitos autorais, que chegou a levá-lo à prisão. O foco da acusação era o Megaupload, site de hospedagem de arquivos fundado por Kim em 2005 e alvo de empresas de entretenimento por hospedar cópias piratas de filmes, músicas e software. O site fechou em janeiro de 2012, mas em 2013 lançou o serviço de hospedagem Mega, com um forte apelo em privacidade. O hacker é defensor da liberdade na internet e deseja criptografar metade do conteúdo disposto na internet ao longo dos próximos cinco anos. O objetivo de Dotcom é impedir que o governo continue espionando as pessoas.
Nascido em 21 de junho de 1983 no leste dos Estados Unidos, o autodidata Edward Snowden é um especialista habilidoso em informática, que deixou a escola aos 15 anos. Em 2009 entrou para a agência de segurança NSA e em 2013 delatou ao mundo um complexo programa de espionagem do governo americano para vigilância da internet e telecomunicações de amplitude mundial. Hoje o ex-técnico da CIA vive exilado na Rússia, onde trabalha como suporte técnico em uma localização não conhecida.