13 fotos da destruição causada pelo tornado em Oklahoma
A passagem de um forte tornado castigou a região Oklahoma City, no centro-sul dos Estados Unidos, na segunda-feira (20). O tornado tinha 3 quilômetros de diâmetro...
Da Redação
Publicado em 21 de maio de 2013 às 11h58.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h05.
A passagem de um forte tornado castigou a região Oklahoma City, no centro-sul dos Estados Unidos, na segunda-feira (20). O tornado devastou em 40 minutos uma área de 32 quilômetros entre as cidades de Newcastle e Moore.
O tornado tinha mais de 1,5 quilômetro de diâmetro e atingiu a região de Moore, vizinha a Oklahoma City, em uma velocidade de 320 quilômetros por hora.
As autoridades confirmaram a morte de 24 pessoas e estimam que mais de 200 outras ficaram feridas. Desde quando aconteceu o tornado, mais de cem pessoas foram resgatadas com vida.
As crianças mortas estavam na Plaza Tower Elementary School, escola destruída pelo tornado. Outras dezenas de crianças continuam desaparecidas.
Além de Plaza Tower Elementary School, outra escola foi atingida, deixando vítimas soterradas. Muitos moradores de Moore, uma cidade com 50 mil habitantes, ficaram sem água e energia.
O presidente Barack Obama declarou estado de calamidade em Oklahoma. Ordenou o envio de ajuda federal para reforçar os esforços em Moore.
Este já é considerado o tornado mais letal nos EUA desde o que matou 161 pessoas em Joplin (Missouri) há dois anos.
O tornado arrancou casas, arrastou automóveis e deixou um cenário de destruição nas regiões mais afetadas.
Carros foram empilhados do lado de fora do Moore Medical Center, hospital que sofreu impacto direto do tornado.
Todos os pacientes do hospital foram evacuados e transferidos para outros dois centros médicos: o Normal Regional Hospital e o Health Plex Hospital.
Equipes de resgate ainda buscam sobreviventes nos escombros de residências, escolas primárias e do Moore Medical Center.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu o alerta para os moradores 16 minutos antes de o tornado tocar o solo.
Nos últimos dias, fortes tempestades sacodem a região central dos EUA, na qual nascem os tornados. O alerta das autoridades se estende por uma vasta área que compreende desde o Texas até a zona dos Grandes Lagos.