Tecnologia

Sony MDR-10RBT

Indicada pela revista Time como a 5ª melhor fabricante de fones de ouvido em 2013, a Sony lançou neste ano no mercado brasileiro o MDR-10RBT, um acessório que oferece excelente experiência sonora para ouvir a grande maioria dos estilos musicais. O gadget pode ser usado tanto por conexão Bluetooth, com ativação por NFC (conexão por […]

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 20h07.

logo-infolab

Indicada pela revista Time como a 5ª melhor fabricante de fones de ouvido em 2013, a Sony lançou neste ano no mercado brasileiro o MDR-10RBT, um acessório que oferece excelente experiência sonora para ouvir a grande maioria dos estilos musicais. O gadget pode ser usado tanto por conexão Bluetooth, com ativação por NFC (conexão por proximidade), quanto via cabo. A conectividade sem fio é possível devido a uma bateria interna que dá liberdade ao usuário para realizar outras atividades sem estar preso a um fio. A duração de bateria é acima da média, atingindo cerca de 20 horas de autonomia de uso.

O Sony MDR-10RBT, contudo, é um fone de ouvido refinado, topo de linha algo que fica claro devido ao seu preço de 999 reais no mercado brasileiro. Mesmo nos Estados Unidos, o valor não está entre os mais baixos. já que ele custa aproximadamente 665 reais, ou 300 dólares. Todavia, a qualidade do produto é condizente com seu preço alto nos aspectos de som, design e recursos.

[Conheça o método do INFOlab]

Design e Construção

Com design over-the-ear, o headphone da Sony é bastante ergonômico, confortável, suas conchas têm formato oval e cobrem toda a orelha do usuário. Como as conchas são fixas em eixos, o gadget se adapta aos diferentes tamanhos de cabeça. A regulagem dos 10 perfis de altura disponíveis é feita na própria haste, que é construída em plástico, mas conta com revestimento em couro sintético no topo.

Também não há pontos negativos para quem gosta de acessórios discretos, uma vez que seu visual não é chamativo, com cor predominante preta e alguns detalhes em cinza e vermelho nas conchas. Contudo, há uma pequena luz LED com formato redondo que pisca em azul e em vermelho durante o uso.

Usabilidade

O som do Sony MDR-10RBT é bem equilibrado e livre de distorções. Graves, médios e agudos são limpos, nítidos e na medida certa para a maioria dos gêneros musicais. A experiência sonora, entretanto, não é a mesma oferecida por um produto flat, já que os sons graves têm mais destaque.

Esse headset não oferece a melhor experiência para as músicas com frequências mais graves. Em uma comparação direta com outros fones que passaram pelo INFOlab recentemente, seus graves são menos potentes que os do Razer Adaro e Kraken, que são mais indicados para ouvir músicas que destacam essa frequência sonora, como heavy metal e hip hop.

Com isso, o acessório pode ser usado para ouvir diversos gêneros musicais. O gadget é ótimo para quem gosta de apreciar música com qualidade em casa ou na rua. Em ambientes externos, no entanto, o isolamento poderia ser mais eficaz.

Além disso, o fone possui tecnologia Aptx, que é um protocolo que otimiza a qualidade da música reduzindo significativamente a taxa de bits sem afetar a qualidade do áudio.

Apesar de seus 240g, o fone não chega a incomodar pelo seu peso. Claro que com uso prolongado por horas a fio ele gera um certo desconforto, algo comum na grande maioria dos fones.

Os drives de 40mm do produto oferecem a reprodução de frequência de 5Hz até 40 mil Hz, quando o produto estiver ligado via cabo. Essa amplitude chega a ser maior do que a captada pelo ouvido humano, que é entre 20Hz e 20 mil Hz (veja um exemplo aqui). Ou seja, nenhuma frequência sonora deixará de ser ouvida por incapacidade de reprodução do fone, quiçá, do seu ouvido. Mesmo no modo wireless, as frequências reproduzidas estão exatamente dentro deste intervalo.

Bateria

Em testes realizados pelo INFOlab, a bateria do Sony MDR-10RBT aguentou 18h27 de reprodução ininterrupta de músicas por Bluetooth. Essa marca é boa, assim como o tempo de recarga: 2h30. Supondo que você ouça músicas durante quatro horas diárias, a bateria tem autonomia para quatro dias inteiros e algumas horas de sobra até que você precise novamente ligá-lo a uma fonte de energia com seu cabo de padrão microUSB.

Controles

Os controles de ajuste de volume e troca de faixas do fone são intuitivos. Já o pequeno LED localizado na concha esquerda indica o estado do fone e da bateria. Quando em modo de pareamento, a luz pisca alternando entre as cores vermelha e azul — para entrar em modo de pareamento deve-se segurar o botão power por mais de 7 segundos.  Depois de pareado, o LED passa a piscar em azul e em vermelho quando o nível da bateria está baixo

Nos testes do INFOlab, a qualidade de som em chamadas telefônicas foi boa, o microfone tem boa sensibilidade e não é preciso falar alto para ser ouvido pela outra pessoa. Ao receber uma ligação, não é preciso tocar no smartphone em que o headphone esta pareado, basta pressionar um botão no acessório.        

Apesar de vir acompanhado de uma com uma bolsa revestida em veludo por dentro, o transporte do fone requer um certo espaço na mochila, visto que suas hastes não são dobráveis, ou seja, ele não “encolhe” de tamanho para facilitar o transporte.

Vale a pena?

O design refinado e a versatilidade sonora do Sony MDR-10RBT são certamente seus principais pontos de destaque, além da boa autonomia de bateria. Contudo, outros fones podem oferecer um custo-benefício melhor ou mais adequado ao seu estilo musical preferido (veja mais fones aqui). Fora isso, este é um gadget excelente para quem gosta de ouvir músicas de diversos gêneros com qualidade.

Ficha técnica

Resposta de frequência (Hz)5 - 40 000 (modo cabeado) 20 - 20 000 (modo wireless)
Sensibilidade100dB/mW
Impedância40 ohms
Drives40mm
Peso240g
Distância máxima1,2m (cabo) e 10m (bluetooth)
ConexõesBluetooth, NFC, microUSB
Microfone embutidoSim, na concha direita
FormatoConcha (over-the-ear)

Avaliação técnica

PrósFunciona por Bluetooth e cabo; NFC, confortável, ótima duração de bateria, som equilíbrado e limpo
ContrasControles de reprodução disponíveis apenas no modo Bluetooth
ConclusãoÓtimo fone de ouvido sem fio para ouvir músicas de diversos gêneros
Áudio8.2
Redução de ruído e isolamento7.5
Conexão9.0
Design8.4
Média8.2
PreçoR$ 999
Acompanhe tudo sobre:Dispositivos de SomFones de OuvidoMúsicaReviewsReviews INFOSony

Mais de Tecnologia

Na era do vício digital, a abstinência e a liberdade de 24 horas sem WhatsApp

Agora todos poderão ver o que você comenta em um story do Instagram; saiba como

Boeing Starliner tem retorno à Terra adiado pela segunda vez

Internet em qualquer lugar? Starlink, de Elon Musk, lança antena do tamanho de um laptop

Mais na Exame