Simulador de realidade virtual promete passeio em 3D

Protótipo é inspirado em jogos de corrida e simuladores de voo

A realidade virtual tem influenciado, cada vez mais, campos como o da medicina, do treinamento militar e, claro, dos games. Dispositivos como Gear VR, da Samsung, e o Cardboard, do Google, tornaram a tecnologia mais democrática, e isso é apenas o começo.

Para aproveitar ao máximo aquilo que a realidade virtual oferece, não basta envolver apenas os olhos e os ouvidos dos jogadores – é preciso incluir seu emocional também. Pensando nisso, o Instituto Max Planck de Biologia Cibernética, na Alemanha, criou o simulador CableRoot, revelado nesta semana durante a Driving Simulation Conference & Exhibition em Tübingen.

Inspirado em jogos de corrida e simuladores de voo, o CableRoot é composto por uma espécie de gaiola em formato poliédrico, suspensa por um sistema de oito cabos em uma sala de 200 m³. Os cabos estão conectados a motores que geram um total de 467 cavalos de potência, suficientes para movimentar a gaiola de 79 quilos e causar frio na barriga a quem quiser experimentar a sensação.

Durante a simulação, o jogador deve usar um par de óculos sem fio, conectado a um sistema óptico de rastreamento, e um controle apropriado, que depende da realidade escolhida. O ClabeRoot também permite aos jogadores vivenciar situações que realmente aconteceram, como uma corrida qualquer por Silverstone ao lado de Lewis Hamilton, por exemplo.

Pode levar algum tempo até que o simulador seja usado para fins, digamos, recreativos. Por ora, o protótipo será testado e utilizado apenas para a realização de pesquisas, mas para aqueles com dinheiro e espaço suficientes, o CableRoot pode se tornar uma forma de diversão mais radical no futuro.

Confira o vídeo abaixo para ver o simulador em pleno funcionamento:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.