EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
SÃO PAULO - No ano passado, as empresas perderam mais dinheiro com o roubo de informações confidenciais do que com fraudes financeiras, principalmente por causas de problemas de segurança tecnológica, apurou um levantamento comandado pelo FBI e pela Computer Security Institute (CSI).
A pesquisa Segurança e Crimes de Computador revelou que, em 2001, 90% das empresas entrevistadas detectaram falhas de segurança em seus sistemas - e 80% registraram perdas financeiras por isso. Apenas 41 delas registraram, juntas, um prejuízo de 170,82 milhões de dólares, praticamente 48% a mais do que o prejuízo com fraudes financeiras, que foi de 115,75 milhões.
Mas 74% das empresas acreditam que o principal vilão, nesta história, é a internet (como forma para os ataques). A deslealdade de funcionários representa o perigo maior para apenas 33% dos entrevistados.
Para chegar a estes números, o FBI e a CSI entrevistaram diretores de tecnologia de 503 empresas, agências governamentais, universidades e instituições médicas e financeiras dos Estados Unidos.