Tecnologia

Review: X51 é um notebook para jogar e trabalhar com privacidade

Aparelho da Samsung tem configuração de hardware avançada e placa gráfica para rodar jogos leves

 (Lucas Agrela)

(Lucas Agrela)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 05h55.

Última atualização em 5 de dezembro de 2016 às 09h25.

logo-infolab

São Paulo – O X51 é um notebook da linha Expert da Samsung. Isso significa que ele tem configuração de hardware avançada, com placa gráfica dedicada para jogar, e um design robusto. O aparelho é voltado para quem procura um computador portátil de alto desempenho que possa ser usado tanto para trabalhar quanto para jogar casualmente.

O notebook tem diferentes tamanhos de telas para agradar diferentes gostos e orçamentos. O preço do produto varia de 2.999 reais a 5.299 reais.  

Design

O Expert X51 não tem o design em primeiro lugar, como acontece com o Style S50. O foco desse notebook é outro. Ele oferece todos os recursos de conectividade que ainda estão em uso atualmente – e até mesmo uma porta VGA. Ele tem entradas HDMI, USB 3.0, RJ45 e leitor de cartões SD.

O acabamento do notebook é de boa qualidade. O revestimento de plástico tem uma pintura que o torna mais refinado do que a média, especialmente na tampa traseira.

O teclado é todo branco e tem até a seção numérica, algo raro hoje em dia. O trackpad se mostrou de boa qualidade para o uso diário, mas, claro, você vai preferir um mouse ou um joystick se for usar essa máquina para jogar.

A tela do X51 tem tela Full HD de 15,6 polegadas. Ela passou por um tratamento que a tornou antirreflexiva. Em nossos testes, foram bem raras as ocasiões em que conseguimos ver algum reflexo (por exemplo, quando a tela está toda preta e o conteúdo é carregado). Na maioria das vezes, víamos somente algo na borda superior, e nada além do conteúdo na tela.

Configuração

Quem procura um notebook como o X51 não está de brincadeira no quesito especificações de hardware. Com foco em performance, o aparelho processador Intel Core i7 de 6ª geração, com clock de 2,5 GHz; 8 GB de memória RAM (DDR3); e uma GPU (placa gráfica) Nvidia GeForce 940MX com memória de 2 GB.

Programa Samsung Settings no notebook Samsung Expert X51

- (Reprodução/Site Exame)

Com essa configuração, foi possível executar jogos que têm nível intermediário de demanda gráfica, como Stryder e Batman Arkham Asylum. Games mais sofisticados, como GTA, não podem ser bem executados no X51. Quando tentamos rodá-lo em nossos testes, o notebook travou ao entrarmos no menu de configurações. Indo direto para o jogo, vários engasgos de processamento aconteceram, coisas perceptíveis para quem é jogador assíduo de games de PC ou console.

O foco do notebook em games levou a Samsung a colocar um HD de 1 TB na máquina. Esse espaço é importante para a instalação de jogos do Steam. Um SSD de alta capacidade deixaria o aparelho ainda mais veloz, mas o componente elevaria muito o custo final do aparelho, visto que, hoje, um SSD de 240 GB custa cerca de 500 reais.

Não constatamos problemas de performance em nossos testes – exceto no caso dos games com processamento gráfico mais pesado. Em nenhum momento a máquina travou ao rodar programas como Photoshop e Google Chrome. Os resultados de benchmarks, softwares de avaliação de desempenho, mostram que o produto é excelente quando o assunto é performance.

BenchmarkExpert X51
Novabench837 pts
CinebenchOpenGL: 44,13 fps
CPU:3,51 pts
Geekbench6.613 pts

Sistema

O Expert X51 vem com Windows 10 Home. Nele, vem também um programa da Samsung que é muito útil para mexer rapidamente nas configurações do produto. É bem fácil, por exemplo, alterar o perfil de energia do aparelho para economizar bateria.  

Programa Samsung Settings no notebook Samsung Expert X51

Esse software, chamado Samsung Settings, tem um atalho na barra de inicialização para que o consumidor o encontre facilmente no primeiro acesso. Quem se interessar por ele vai descobrir funções ótimas.

Na seção proteção de privacidade, você poderá desativar o microfone do seu computador, desligar a webcam e ainda regular a opacidade da sua tela para que outras pessoas não vejam em que você está trabalhando no notebook.

samsung-settings no notebook Samsung Expert X51

- (Reprodução/Site Exame)

Outra configuração muito útil que existe no X51 é a possibilidade de desbloquear o notebook usando um desenho, como em um celular. Essa opção também pode ser escolhida e configurada com você desejar no software Samsung Settings.

recurso de senha-desenho no notebook Samsung Expert X51

Fora isso, o Windows 10 é normal. Vem com um antivírus e Office instalados, mas sem assinaturas, como é habitual na indústria.

Bateria

O Expert X51 tem duração de bateria comum. O consumo de energia pode variar de acordo com o seu uso. No caso da reprodução de vídeos, com brilho de tela no máximo, ele suportou quatro horas longe da tomada. Para jogos, a duração foi menor. A carga foi à metade após uma e quinze minutos.

Como todo notebook, se for para jogar com o X51, tenha uma tomada por perto e o carregador à mão para não ser interrompido pela falta de energia.

Vale a pena?

O Expert X51 é um notebook de alta performance para quem busca um produto versátil. Ele pode executar aplicações que exigem muito da máquina e também rodar jogos para os momentos de lazer. Os recursos de privacidade se destacam especialmente pela facilidade de uso. Com isso, o notebook é uma boa opção de compra de notebook de qualidade para quem não quer gastar muito.

Avaliação

8.3/10

Prós: Boa configuração de hardware, recursos de privacidade interessantes e desempenho aceitável para jogos leves.

Contras: Pesado para o transporte diário e não consegue rodar jogos sofisticados.

Ficha técnica

  • Processador:  Intel Core i7 6500U (2.50 GHz até 3.1 GHz 4 MB L3 Cache)
  • RAM: 8 GB (DDR3)
  • GPU: NVIDIA GeForce® 940 M Graphics com 2 GB gDDR3 de memória dedicada
  • Armazenamento: 1 TB
  • Tela: 15,6 Full HD
  • Conexões: 1 USB 3.0, 2 USB 2.0, HDMI, VGA, P2 (3,5 mm), Ethernet RJ45 e leitor de cartões (SD, SDHC, SDXC)
  • Peso: 1,9 Kgs
  • Bateria: 43 Whr
Acompanhe tudo sobre:GamesNotebooksReviewsSamsungWindows 10

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA