Papa (AFP)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
São Paulo Desde que assumiu o mais alto cargo da Igreja Católica, o Papa Francisco vem se empenhando em reabilitar a imagem do Banco do Vaticano, que nos últimos anos esteve ligado a denúncias de lavagem de dinheiro e ligações ilícitas. Para isso, foi lançado nesta quarta-feira um site oficial para o banco, onde haverá a publicação de um relatório anual público.
Oficialmente chamado de Instituto para as Obras de Religião, a instituição bancária é liderada pelo alemão Ernst Von Freyberg desde fevereiro deste ano, após a demissão do italiano Ettore Gotti Tedeschi. Em entrevista à Rádio Vaticano, Freyberg afirmou que o endereço na internet fornecerá informações sobre as atividades da Igreja ao redor do mundo, além de disponibilizar as informações das movimentações financeiras pela primeira vez.
O presidente do Banco do Vaticano também disse que o site permitirá a criação de uma plataforma capaz de fornecer informações transparentes aos jornalistas, que são os principais responsáveis por levar as notícias à população.
Em entrevista após a Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco afirmou que o Banco do Vaticano precisa ser honesto e transparente. O pontífice já nomeou uma comissão responsável para avaliar a instituição, que deverá passar por uma grande reforma nos próximos meses.