Plataforma Google Fit reunirá dados sobre a saúde do usuário
O anúncio já era esperado há algum tempo e chega como resposta ao similar serviço Healthkit para iOS apresentado pela Apple neste mês.
Da Redação
Publicado em 25 de junho de 2014 às 14h26.
O Google anunciou durante a conferência I/O o Google Fit, plataforma que irá organizar e reunir todos os dados vindos de diversos acessórios e sensores de saúde utilizados pelo usuário.
O anúncio já era esperado há algum tempo e chega como resposta ao similar serviço Healthkit para iOS apresentado pela Apple neste mês.
Na apresentação, o Google não forneceu muitos detalhes sobre o funcionamento da plataforma, mas explicou que o objetivo do mesmo é permitir que apps acessem um perfil fitness completo do usuário, com dados obtidos de múltiplos dispositivos e serviços.
A plataforma reunirá dados sobre a saúde do usuário como batimentos cardíacos, horas de sono e quantidades de passos dados em um dia, por exemplo. Todas as informações serão exibidas em uma única tela.
Não será preciso comprar acessórios para fornecer essas informações, para isso o Google contará com parcerias com empresas como Nike, Adidas, Withings, RunKeeper e Basis.
Aparentemente, a principal diferença entre o Healthkit e o Fit é que o serviço da Apple obtém os dados a partir de outros apps, já a plataforma do Google precisará ser abastecida com os dados.
Segundo o Google, o kit de desenvolvimento (SDK) do Fit será liberado aos interessados dentro das próximas semanas.