Tecnologia

Pesquisadores conseguem atingir conexão de 1 terabyte por segundo em teste de 5G

O padrão 5G deve ser lançado em 2020 nos países desenvolvidos

antena (Reprodução)

antena (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2015 às 09h22.

Pesquisadores do Centro de Inovação 5G (5GIC, na sigla em inglês) da universidade de Surrey, na Inglaterra, conseguiram atingir a velocidade de 1 terabit por segundo (Tpbs) em um teste.

A velocidade é mais de 65 mil vezes mais rápida do que a velocidade média do 4G. A conexão de 1 Tbps permitiria, por exemplo, baixar 100 filmes em cerca de três segundos.

Segundo o professor Rahim Tafazolli, diretor do 5GIC, essa é a primeira vez que essa velocidade é atingida no mundo todo.

O 5GIC trabalha em novas tecnologias para desenvolver os serviços de internet 5G. "Essa é a mesma capacidade da fibra óptica, mas conseguimos ela por meio de conexão sem fios", afirma Tafazolli.

Os testes foram feitos em um laboratório, dentro de condições controladas, usando transmissores e receptores construídos pelos próprios pesquisadores da universidade de Surrey.

A ideia é testar a tecnologia fora do laboratório, dentro do campus da universidade, entre 2016 e 2017, antes de demonstrá-la ao público em 2018. O 5G deve estar disponível a partir de 2020 nos países desenvolvidos.

Ainda é incerto que essas velocidades poderão ser alcançadas em ambientes externos. Isso porque o novo padrão precisa garantir latência e confiabilidade da conexão. Especialistas acreditam que o 5G deve atingir velocidades de até 50Gbps.

Acompanhe tudo sobre:Indústria eletroeletrônicaINFOInternetSmartphones

Mais de Tecnologia

Neuralink realiza segundo implante em paciente com lesão na medula espinhal

Trabalhadores da Samsung encerram greve sem conseguir acordo sobre salários, bônus e férias

Curas 'milagrosas' contra infertilidade inundam as redes sociais

Número de profissionais em cargos de cibersegurança cresceu 4,5% entre 2023 e 2024

Mais na Exame