Tecnologia

Conexões de banda larga aumentaram 56% no Brasil em um ano

Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações, já há 137 milhões de conexões de banda larga para acesso à internet no Brasil


	Internet: nos últimos doze meses, 49 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,6 nova conexão por segundo
 (Getty Images)

Internet: nos últimos doze meses, 49 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,6 nova conexão por segundo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 10h14.

São Paulo - O número de acessos em banda larga no Brasil chegou a 137 milhões em janeiro, segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Os dados de janeiro deste ano mostram um crescimento de 56% frente a janeiro de 2013. Nos últimos doze meses, 49 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,6 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à internet, chegando em janeiro a 114,6 milhões de conexões, com 69% de crescimento em relação a janeiro de 2013.

Na banda larga móvel, 99,2 milhões são de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,4 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

Segundo a associação, a expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 6%, com a ativação de 170 novos municípios nos últimos doze meses.

Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.499 municípios, onde moram 90% dos brasileiros. A tecnologia de quarta geração, por sua vez, já conta com 1,6 milhão de acessos. O 4G já chega a 98 cidades, que concentram 36% da população brasileira.

Na banda larga fixa, os acessos somaram 22,4 milhões em janeiro, crescimento de 11% em relação ao ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoInternetTeletime

Mais de Tecnologia

TikTok é a marca mais valiosa da China em 2024, diz relatório

Amazon anuncia saída do chefe da AWS, sua subsidiária em computação na nuvem

Boticário usa tecnologia adaptativa e cria base que combina com todas as peles

União Europeia prepara novas acusações antitruste contra Microsoft

Mais na Exame