EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h39.
A Nokia iniciou um processo judicial contra a Qualcomm, conhecida por criar o sistema CDMA para aparelhos celulares. A empresa finlandesa alega que a americana desrespeitou seis patentes, cuja tecnologia permite projetar aparelhos celulares e chips cada vez menores. A Qualcomm estaria utilizando a tecnologia da Nokia para atender outras companhias.
Este é a primeira vez que a Nokia aciona judicialmente a Qualcomm. Há cerca de um ano e meio, as duas empresa travam uma disputa na Justiça em torno de direitos de propriedade intelectual. Nesse período, a companhia americana abriu 11 processos contra a fabricante de celulares, nos quais afirma que a Nokia utiliza, sem autorização, patentes da tecnologia CDMA e WCDMA, de acordo com o americano The Wall Street Journal.
O CDMA (Code Division Multiple Access, em inglês) é uma tecnologia para celulares de terceira geração, utilizada principalmente nos Estados Unidos. O WCDMA é o próximo passo dessa tecnologia, que permite adicionar mais funções aos aparelhos, como chamadas de vídeo, ou transferência mais veloz de músicas. O WCDMA é mais difundido em outros países.