Tecnologia

Nokia processa Qualcomm por uso não autorizado de patentes

Empresas travam disputa judicial há 19 meses sobre direitos de propriedade intelectual

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h39.

A Nokia iniciou um processo judicial contra a Qualcomm, conhecida por criar o sistema CDMA para aparelhos celulares. A empresa finlandesa alega que a americana desrespeitou seis patentes, cuja tecnologia permite projetar aparelhos celulares e chips cada vez menores. A Qualcomm estaria utilizando a tecnologia da Nokia para atender outras companhias.

Este é a primeira vez que a Nokia aciona judicialmente a Qualcomm. Há cerca de um ano e meio, as duas empresa travam uma disputa na Justiça em torno de direitos de propriedade intelectual. Nesse período, a companhia americana abriu 11 processos contra a fabricante de celulares, nos quais afirma que a Nokia utiliza, sem autorização, patentes da tecnologia CDMA e WCDMA, de acordo com o americano The Wall Street Journal.

O CDMA (Code Division Multiple Access, em inglês) é uma tecnologia para celulares de terceira geração, utilizada principalmente nos Estados Unidos. O WCDMA é o próximo passo dessa tecnologia, que permite adicionar mais funções aos aparelhos, como chamadas de vídeo, ou transferência mais veloz de músicas. O WCDMA é mais difundido em outros países.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores