Tecnologia

No futuro, você poderá pagar uma assinatura para ter um iPhone

Alguns estariam chamando o pacotão de Apple Prime, em alusão ao pacote de benefícios da Amazon

iPhone: ideia dos investidores seria transferir a receita da divisão de hardware para a divisão de serviços (Isabel Pavia/Getty Images)

iPhone: ideia dos investidores seria transferir a receita da divisão de hardware para a divisão de serviços (Isabel Pavia/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de novembro de 2019 às 16h11.

No futuro, a compra de um novo iPhone pode virar um serviço de assinatura. Segundo a CNBC, a ideia está sendo discutida entre alguns investidores da Apple, que querem criar uma fonte perene e previsível de receita.

Junto com a assinatura para a compra constante de novos aparelhos, o serviço poderia vir acompanhado de um pacote que inclui armazenamento no iCloud e acesso ao serviço de streaming Apple TV+. Alguns estariam chamando o pacotão de Apple Prime, em alusão ao pacote de benefícios da Amazon.

A ideia dos investidores seria transferir a receita da divisão de hardware para a divisão de serviços, o que poderia aumentar os preços das ações sem depender de aumentos nas vendas ou nos preços dos dispositivos. A receita com venda de hardware é vista como mais imprevisível.

Caso se torne realidade, seria um reforço ainda maior para a divisão de serviços da companhia, que no último trimestre gerou US$ 12,5 bilhões.

Confrontado na quarta, 30, com a ideia durante a apresentação do balanço da Apple, Tim Cook sugeriu que esse pode ser um caminho. "Alguns clientes já percebem o hardware como serviço ou pacote, porque eles participam de programas de atualização.

Minha perspectiva é a de que essa área vai atingir números grandes no futuro. Crescerá desproporcionalmente", disse. Vale lembrar que nos EUA a compra parcelada de produtos não é tão comum quanto no Brasil.Foi só em 2015 que a Apple abriu vendas parceladas de iPhone nos EUA, o que permitiu a inclusão de outros serviços no pacote, como garantia estendida e programa de troca de hardware. Luca Maestri, diretor financeiro da Apple, afirmou na ligação que o programa de troca de iPhone cresceu cinco vezes em relação ao ano passado.

A companhia também anunciou nesta quarta que usuários do cartão de crédito da empresa poderão parcelar em 24 vezes sem juros as compras de iPhone, o que reforçou a tese de investidores de que o Apple Prime se aproxima. "Reconhecemos que muitos clientes querem um sistema de pagamento constante que ofereça novos produtos regularmente. Estamos empenhados em tornar isso mais fácil do que é atualmente", disse Cook.

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesiPhone

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal