Negativos fotográficos de 100 anos são encontrados na Antártida
Expedição cientifica realizada por fundação da Nova Zelândia encontrou negativos da exploração mal sucedida de Ernest Shackleton ao Polo Sul em 1914.
Rafael Kato
Publicado em 2 de janeiro de 2014 às 09h29.
Expedição cientifica realizada por fundação da Nova Zelândia encontrou negativos da exploração mal sucedida de Ernest Shackleton ao Polo Sul em 1914. Os filmes fotográficos foram encontrados preservados em um bloco de gelo.
O Antarctic Heritage Trust afirma que as fotos foram achadas na base de exploração de Robert Falcon Scott, que foi usada por outros cientistas e navegadores no início do século passado. "É uma descoberta emocionante e estamos muito satisfeitos em vê as fotos expostas depois de um século", afirmou Nigel Watson, diretor executivo da fundação.
Os negativos foram removidos da Antártica no início de 2013, mas, como o processo de tratamento foi demorado, as fotos só foram reveladas agora. As 22 fotografias foram tiradas entre 1914-1917, época em que Shackleton, passou um tempo vivendo na cabana de Scott depois de ter sido preso na Ilha de Ross por causa da explosão de navio.