Navio científico da Colômbia inicia primeira missão na Antártida
O primeiro navio científico colombiano a realizar pesquisas na Antártida zarpará nesta terça-feira para estudar temas relacionados às mudanças climáticas
Da Redação
Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 17h13.
O primeiro navio científico colombiano a realizar pesquisas na Antártida zarpará nesta terça-feira para estudar temas relacionados às mudanças climáticas e à segurança marítima, informaram os encarregados da expedição.
A embarcação "ARC 20 de julho", que viajará com 20 cientistas de "diferentes instituições, universidades, da Marinha e ONGs ambientais", além de 67 tripulantes, buscará "obter informação necessária para 10 projetos de pesquisa relacionados às mudanças climáticas", disse à Rádio RCN o capitão Ricardo Morales, chefe científico do navio.
Segundo Morales, a travessia, que vai durar três meses, visa também a "construir uma carta náutica em cooperação com o Chile" porque "85% da Antártida não tem carta náutica".
Estudar as baleias do Pacífico, que chegam à costa do oeste da Colômbia, e as correntes marítimas, além da "qualidade ambiental das águas antárticas que são um termômetro das mudanças climáticas", constituem outras metas da expedição, disse Morales.
O oficial acrescentou que o "ARC 20 de julho", um navio militar de patrulha tipo OCV-80, foi adaptado para fins científicos, com um contêiner que funciona como laboratório e uma plataforma com equipamentos necessários para realizar estudos no mar.