Tecnologia

Navio anfíbio americano de última geração visita Rio de Janeiro

O USS America, que conta com 1.400 homens a bordo, faz sua viagem inaugural e atracou no Rio após passar por Cartagena das Índias, na Colômbia

navio-anfibio

navio-anfibio

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2014 às 16h19.

O navio de assalto anfíbio USS America (LHA6), uma das mais modernas embarcações da marinha dos Estados Unidos e que chegou ontem ao Rio de Janeiro, abriu suas portas à imprensa nesta quarta-feira para uma visita guiada em que foram exibidos alguns dos armamentos e aeronaves de que dispõe.

O USS America, que conta com 1.400 homens a bordo, faz sua viagem inaugural e atracou no Rio após passar por Cartagena das Índias, na Colômbia. O navio zarpou no dia 11 de julho em Mississipi, e fará sua última parada no dia 15 de setembro em San Diego, na Califórnia, onde fica sua base.

A viagem, intitulada "America visita as Américas", visa reforçar a parceria entre as marinhas do Brasil e dos EUA, melhorar a segurança marítima e a ajuda humanitária, segundo um comunicado divulgado pelo comandante da embarcação.

Durante sua estadia no Rio de Janeiro, a tripulação do USS America vai participar de atividades com militares brasileiros e fará trabalhos comunitários.

Além de contar com helicópteros Seahawk, o navio pode receber caças F-35B e a nova geração de aeronaves com rotores MV-22 Osprey, que combina as vantagens da decolagem vertical dos helicópteros com as altas velocidades e a autonomia de voo dos aviões. O USS America tem 257 metros de comprimento, 57 metros de largura e pode navegar a uma velocidade máxima de 20 nós (37 quilômetros por hora).

Segundo o contra-almirante do USS America, Frank L. Ponds, a nova embarcação participou de uma campanha contra o narcotráfico na Colômbia, de uma missão em Guantánamo e em outra em Trinidad Tobago.

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)INFOPaíses ricos

Mais de Tecnologia

WhatsApp ganha buscador de figurinhas similar ao de GIFs animados

Fundador do Orkut quer reviver rede social com executivos brasileiros

Governo dos EUA estuda 'separar' Android do Google, diz Bloomberg

Apple pode lançar nova versão de iPhone de baixo custo em 2025

Mais na Exame