Google planeja PC , diz jornal
Gigante da web estaria negociando com a rede Wal-Mart a venda de PCs carregados com sistema operacional próprio; empresa nega
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.
A disputa entre Google e Microsoft no segmento de serviços online está prestes a entrar em uma outra arena. Há fortes rumores no mercado de que o Google irá lançar um PC com sistema operacional de fabricação própria. A venda do produto ficaria a cargo da rede Wal-Mart. A notícia foi divulgada pelo jornal americano Los Angeles Times. Horas depois da publicação da reportagem, porta-vozes do Google negaram a informação e disseram que os planos são de continuar trabalhando com os atuais parceiros de PCs.
No mês passado, a empresa de consultoria Bear Stearns já havia indicado, em um relatório, que o Google estaria preparando o lançamento de um novo hardware, que vem sendo chamado de "Google Cubes": um dispositivo que permite mover músicas, imagens e outros arquivos do computador para a TV e vice-versa.
Larry Page, um dos fundadores e donos do Google, irá fazer uma palestra na próxima sexta-feira, na maior feira de eletrônicos dos Estados Unidos, a Consumer Eletronics, em Las Vegas. Segundo analistas, esse seria o momento do anúncio do novo negócio.
A empresa de 123 bilhões de dólares ainda vive, muito bem, dos serviços de busca online que consagraram a marca. Por isso, alguns investidores temem que a investida em novos segmentos venha a tirar a empresa dos trilhos. Mas estes são minoria, segundo o Los Angeles Times. O fato é que o Google tem dinheiro em caixa suficiente para se dar ao luxo de arriscar-se em novos negócios e preocupar-se com lucro somente anos depois.
A especulação de que o Google entre em competição direta com a Microsoft, que tem boa parte de seu faturamento ligada à venda do sistema Windows, é antiga. O Google já lançou diversos serviços baseados na internet que concorrem com produtos da Microsoft e há quatro meses anunciou uma parceria com a Sun Microsystems para o desenvolvimento de softwares como editores de texto e planilhas eletrônicas gratuitas. Mas, segundo os porta-vozes da empresa, não há planos de lançar nenhum tipo de hardware. Questionados sobre planos futuros sobre equipamentos com a marca Google, eles não quiseram se manifestar.