EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.
A TVA, operadora de TV paga do Grupo Abril (que edita EXAME), e a Samsung assinaram, nesta terça-feira (8/11), acordo para desenvolvimento e implantação de uma rede sem fio com a tecnologia Wi-Max. A partir de novembro de 2006, segundo a previsão da TVA, assinantes da cidade de São Paulo poderão receber, com equipamentos sem fio, programação de TV paga e acesso à internet. A Samsung fornecerá a infra-estrutura de transmissão de dados e os aparelhos conversores. Já a TVA fornecerá o conteúdo e será responsável pela prestação do serviço. O Wi-Max é uma evolução da tecnologia de transmissão de dados sem fio conhecida como Wi-Fi, presente em aeroportos, hotéis e cafés. Enquanto o Wi-Fi tem curto alcance (cerca de 50 metros), o Wi-Max pode ter cobertura de até 50 quilômetros, além de poder transmitir mais dados.
Segundo Leila Loria, diretora-superintendente da TVA e diretora de Distribuição de Conteúdo do Grupo Abril, a estimativa inicial é que os investimentos alcancem 100 milhões de dólares, distribuídos por cinco anos, começando por 2006. Uma das possibilidades é que a Samsung financie a compra dos equipamentos necessários à implantação da rede Wi-Max, bem como a importação dos terminais de acesso. Mas a modalidade de crédito ainda não foi definida , afirmou Loria.
O objetivo é que a nova tecnologia impulsione a base de clientes da TVA além dos 340 000 atuais assinantes. A empresa estima que, em 2010, o Brasil alcance 10 milhões de assinantes de acesso à internet via banda larga. "Queremos 10% disso, ou seja, 1 milhão de clientes", diz Loria. O número inclui também áreas em que a TVA atua por meio de parcerias, como Goiânia e Brasília.
O acordo com a TVA é o quarto do gênero assinado pela Samsung no mundo e o primeiro na América Latina. Para a empresa coreana, o contrato é mais uma tentativa de impor sua tecnologia na corrida pelo acesso à internet via Wi-Max. O padrão de Wi-Max fornecido pela empresa 8002-16-E não é universal. Existem versões concorrentes. "Há uma expectativa de que este seja o padrão adotado, à medida que mais parceiros aderirem", diz Hwan Chung, vice-presidente da Samsung para as Américas. Além da infra-estrutura de transmissão, a Samsung pretende vender aparelhos capazes de conectar-se à rede, como laptops e computadores de mão.
Os testes com a nova tecnologia ocorrerão entre julho e outubro de 2006. O lançamento comercial, em São Paulo, está previsto para novembro de 2006. Já para o Rio de Janeiro, a comercialização começará em 2007.