Museu pede ajuda no Kickstarter para conservar traje do astronauta Neil Armstrong
Traje usado por Neil Armstrong na chegada à Lua com a Missão Apollo 11, em 1969, precisa de reparos urgentes
Rafael Kato
Publicado em 20 de julho de 2015 às 14h51.
O Museu do Ar e do Espaço, popular órgão do Instituto Smithsonian em Washington, lançou nesta segunda-feira (20) uma campanha no Kickstarter que pede ajuda para conservar o traje usado pelo astronauta Neil Armstrong na chegada à Lua com a Missão Apollo 11, em 1969.
A instituição pede o valor de 500 mil dólares (1,6 milhão de reais) para restaurar, digitalizar e exibir a roupa em um ambiente com temperatura controlada. Pelo fato da roupa ser muito sensível, o traje permanece atualmente fora da exposição pública, sendo armazenado em um arquivo que está acelerando sua deterioração.
Apesar de receber verbas federais dos Estados Unidos, o museu não possui um orçamento para a conservação adequada de materiais desse tipo. A roupa possui manchas desconhecidas e suas áreas coloridas como a bandeira americana correm o risco de desaparecer pelo fato da seda usada ali ser sensível à luz. O Smithsonian também pretende preservar a poeira lunar que se encontra acumulada na vestimenta espacial.
O homem chegou à Lua há exatos 46 anos, no dia 20 de julho de 1969. A campanha também tem como objetivo arrecadar fundos para a criação de uma nova área de exposição no museu em 2019, quando será celebrado os 50 anos da exploração lunar.
O traje, que será exibido pelo público pela primeira vez, deverá ficar no centro desse novo setor chamado de Destination Moon protegido por uma caixa de vidro especialmente climatizada. Essa nova área também trará o módulo de comando da Apollo 11, o motor de foguete F-1, a nave Gemini 7 e outros artefatos menores.
É possível contribuir com um dólar ou até 10 mil dólares. Dependendo da doação, há um tipo de recompensa, como um simples agradecimento, pôsteres, camisetas e até o nome escrito em uma parede do museu.
Os detalhes da campanha podem ser vistos neste link ou no vídeo abaixo: