Matemático mostra como cortar uma fatia de bolo perfeita

Com princípios de geometria, matemático mostra em vídeo como cortar um bolo sem que ele fique ressecado depois

Alex Bellos, jornalista e matemático, ensina em vídeo viral no YouTube a como cortar um bolo de uma maneira perfeita. Bellos mostra os principios científicos de cortar uma fatia de bolo de acordo com um artigo publicado pela revista Science, em 1906.

Segundo Bellos, o metódo tradicional (um corte triangular) faz com que o recheio fique ressecado após o bolo ser guardado na geladeira. Mas com princípios de geometria é possível aproveitar todo o potencial gastrônomico do doce, afirma.

A solução proposta é a seguinte: a primeira fatia será tirada a partir de dois cortes paralelos. As duas metades restantes serão unidas. Em seguida, serão feitos mais dois cortes paralelos, resultando em quatro partes, que serão unidas novamente. A partir disso, será feito apenas um corte, unindo as quatro partes restantes logo em seguida. A operação deve ser repetida até o bolo ser totalmente cortado.

Pode parecer mais difícil, mas a técnica evita ressecar o bolo, além de garantir pedaços mais uniformes.

Veja no vídeo:

//www.youtube.com/embed/wBU9N35ZHIw

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.