iPhones branco e preto: IHS prevê que as vendas de telefones inteligentes continuarão com um crescimento de dois dígitos (David Paul Morris/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 29 de agosto de 2012 às 19h52.
Nova York - Os telefones inteligentes, ou smartphones, representarão no ano que vem, pela primeira vez, mais da metade dos celulares vendidos no mundo, devido a uma demanda mais forte do que o esperado, anunciou a empresa de pesquisas IHS iSuppli.
Segundo informou na terça-feira esta consultora de mercado, espera-se que os telefones inteligentes representem 54% das vendas de celulares em 2013, contra 46% este ano e 35% em 2011.
Até agora se esperava que a barreira de 50% fosse superada em 2015.
Contudo, "nos últimos 12 meses, os preços caíram e vários modelos de telefones ficaram acessíveis, sustentando as vendas tanto dos 'smartphones' básicos em regiões como Ásia e Pacífico, como dos mais sofisticados nos Estados Unidos e na Europa", disse Wayne Lam, analista do IHS.
A IHS prevê que as vendas de telefones inteligentes continuarão com um crescimento de dois dígitos e representarão 67,4% do mercado global de telefones móveis em 2016.
As empresas de tecnologia competem para captar uma fatia deste promissor mercado. A maior rivalidade neste momento é entre o iPhone da Apple e os dispositivos que utilizam o sistema operacional Android do Google.
A empresa sul-coreana Samsung, atualmente a maior fabricante de telefones móveis do mundo com dispositivos equipados com Android, acaba de sofrer uma grande derrota para a Apple em uma ação por violação de patentes em San José, Califórnia (oeste dos Estados Unidos).