Tecnologia

Investidores prevêem nova onda de fusões nas telecomunicações

Depois das operadoras de telefonia, chegou a vez dos fornecedores de equipamentos buscarem parcerias para se manter no mercado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

Nos últimos meses, negócios como a compra da AT&T pela SBC Communications estão redesenhando o mapa da telefonia mundial, ao criar companhias gigantescas. Agora, os analistas já prevêem uma nova onda de fusões, envolvendo os fornecedores de equipamentos e aparelhos para essas empresas. Motorola, Lucent, Nortel e Alcatel são algumas das companhias que já estariam se movimentando nesse sentido.

Segundo o jornal americano The New York Times, o raciocínio é simples: com a fusão das operadoras de telefonia, os orçamentos ficam mais enxutos. Por isso, os fornecedores do setor só conseguirão sobreviver se também se unirem, a fim de manter suas taxas de crescimento e os investimentos em novas tecnologias. "Há muitos fornecedores disputando um mercado menor", disse o analista Ari Bensinger, da Standard & Poor s.

A SBC e a AT&T, por exemplo, compram 60% de seus equipamentos dos mesmos fornecedores. Com a fusão entre as duas empresas, o poder de negociação da SBC com seus parceiros crescerá bastante. A Lucent, grande fornecedora das duas companhias, é um exemplo do que pode acontecer ao resto da cadeia. A empresa já anunciou que espera um crescimento de 4% a 6% em seu ano fiscal, que encerra em setembro. A previsão está abaixo dos 6,8% obtidos no último exercício.

Por isso, crescem as especulações sobre uma possível fusão entre a Lucent e a Motorola. A organização que seria criada a partir da união das duas empresas dominaria 65% do mercado de telefones celulares CDMA. O negócio fortaleceria seu poder de persuasão junto a operadoras como a Verizon e a Sprint, que adotam essa tecnologia como padrão para seus aparelhos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025