EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h25.
A Hewlett-Packard (HP) está cada vez mais próxima de roubar da IBM o título de maior empresa de tecnologia do mundo, de acordo com o jornal americano The New York Times. No seu terceiro trimestre fiscal (encerrado em junho), a HP apresentou um desempenho que surpreendeu os analistas. O faturamento subiu 5% ante o mesmo período do ano anterior, para 21,9 bilhões de dólares. Neste ritmo, o presidente executivo da HP, Mark Hurd, espera que a companhia fature 92,1 bilhões de dólares no total do ano. Já os analistas projetam receitas de 89,9 bilhões de dólares para a IBM.
No acumulado de 12 meses - que envolve um trimestre do exercício fiscal passado - a HP de fato já ultrapassou a IBM, ao faturar 90 bilhões de dólares, ante 88,5 bilhões da concorrente. "Isso é algo que as pessoas realmente não esperavam ver", afirma Cindy Shaw, analista da corretora Moors & Cabot Investments.
O desempenho é resultado de uma série de medidas adotadas por Hurd. Após reestruturar a companhia e cortar custos, o executivo estimulou a empresa elevar a receita. A divisão de computadores pessoais, por exemplo, cresceu muito mais rápido que os resultados da Dell. Enquanto a HP viu seu faturamento com PCs subir 8% no trimestre, para 6,9 bilhões de dólares - puxado pela expansão de 14% das vendas de notebooks - sua concorrente aumentou em 4,3% as vendas.