Tecnologia

GoPro Hero3 Silver Edition

Avaliação de Airton Lopes / Representante intermediário da nova linha de filmadoras de ação da GoPro, o modelo encara todo tipo de situação para conseguir imagens em Full HD com qualidade impressionante para uma câmera tão leve e compacta. Nos testes do INFOlab, as cenas capturadas em movimento ficaram quase totalmente livres de ruído. No […]

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2013 às 15h36.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Representante intermediário da nova linha de filmadoras de ação da GoPro, o modelo encara todo tipo de situação para conseguir imagens em Full HD com qualidade impressionante para uma câmera tão leve e compacta. Nos testes do INFOlab, as cenas capturadas em movimento ficaram quase totalmente livres de ruído. No modo ProTune, a filmadora conseguiu um desempenho admirável em situações com zonas claras e escuras no mesmo enquadramento  A fidelidade de cores, no entanto, não é perfeita. A Hero3 tende a saturar cores mais quentes. Se quiser apenas fotografar ao ar livre ou embaixo d'água com a caixa estanque, as imagens ficam com 11 MP. Os menus são bem simples. Eles são mostrados em uma tela minúscula e sua navegação é feita por poucos botões, sem a presença de um direcional. Isso exige uma grande repetição de movimentos para fazer qualquer ajuste. Uma forma de contornar isso é usar o Wi-Fi para conectar a filmadora a um smartphone ou tablet.

* Produto cedido para testes pela Opeco (www.opeco.com.br)

 

Avaliação de Redação INFO / Seguindo o sucesso de modelos anteriores, a GoPro lança a Hero 3. Uma filmadora de ação que filma qualquer aventura em alta resolução.

Corpo e construção

O tamanho da câmera é, de cara, o que mais chama atenção. Medindo apenas 5,9 por 4,1 por 2,9 (cm) e pesando 74 gramas, a GoPro Hero3 Silver Edition pode ser facilmente carregada em qualquer bolsa sem ocupar quase nada de espaço. Também vale destacar a sua construção. Com revestimento em borracha de ótima aderência, a filmadora passa um ideal de corpo único e que não chama atenção, abrindo espaço para sua principal virtude: filmagens em alta qualidade.

Filmes e fotografia

É nas filmagens em Full HD onde a GoPro Hero 3 Silver Edition brilha com muita intensidade. Sem praticamente nenhum ruído, os vídeos feitos pela câmera possuem um visual característico fruto da lente com ângulo de visão de 170 graus. 

Claro que nem todas as zonas do frame ficam com o mesmo nível de exposição. Algumas acabam ficando superexpostas enquanto outras ficam subexpostas, isso não pode ser considerado algo que piora a qualidade das imagens, pois elas ganham um efeito interessante. Essa diferença fica ainda mais evidente no modo de exposição ProTune, que expõe mais as zonas escuras e normaliza as zonas claras para que elas não “estourem”.

Algo semelhante também acontece nas cores. O processamento delas é melhor do que a de muitas filmadoras de ação no mercado, mas não chega a ser perfeito. As cores quentes ficam um pouco saturadas e os contrastes se acentuam. Como o efeito produzido é interessante, daremos “licença poética” para essa falha. Curiosamente a distorção é menos acentuada em cores de ampla gama dinâmica como o azul, possivelmente uma adaptação para filmagens na água. As mesmas considerações se estendem para as fotos, a única ressalva é que elas apresentam bem mais ruído do que os vídeos, mas a qualidade delas também é muito boa devido ao sensor de 11 MP. As fotografias também podem ser feitas no modo time lapse, nele a máquina tira fotos com intervalos de até 20 segundos.

Por sinal, a GoPro Hero 3 Silver Edition pode dar um mergulho tranquilamente. Basta coloca-la na caixa estanque para que ela possa atingir profundidades de até 60 metros.  Mas fique atento, a câmera perde um pouco de ângulo de visão ao utilizar o acessório. Mesmo sem ele o foco é preso ao infinito e as coisas já começam a perder definição quando suas distâncias da câmera são menores que 10 cm.

Embora a gravação de vídeo seja excelente, não se pode dizer o mesmo do áudio. Ele é baixo, abafado e sem muita distinção mesmo com a fonte perto do microfone.

A segunda função mais legal da câmera é o vídeo em looping. Nele o usuário pode escolher para filmar clipes de 5,20,60 ou 120 minutos. Para salvar um belo espaço, a câmera vai sobrepondo a última filmagem sobre a anterior. Basta apertar o disparador para encerrar a gravação. Os esportes de ação podem não usufruir tanto desta opção, mas a caça e a pescaria podem se tornar bem mais interessantes se você não tem que esperar 2 horas até um animal aparecer ou um peixe ser fisgado.

Controles, configurações e bateria

Simplicidade é o que reina nesse quesito. Devido ao espaço, a câmera possui somente três botões: o do Wi-Fi, início de gravação e ligar/escolher modo de exposição. As informações são mostradas em um visor LCD de 0,8 polegadas e a falta de um d-pad ou joystick faz com que o usuário tenha a árdua tarefa de ficar apertando o botão para chegar à opção desejada. Deixou passar? Continue apertando até ela aparecer de novo.

Felizmente, e muito, existe a opção de controlar a câmera através do Wi-Fi.  Ao utilizarmos a função em um iPad, por exemplo, podemos acessar todas as configurações da câmera em uma cômoda lista. Outra utilidade da conexão é um serviço de localização fazendo com que a câmera emita um som e todos os seus leds pisquem.

De opções mais simples como controlar o intervalo do time lapse e virar imagens até opções mais avançadas como mudança de fotometria, o usuário tem uma quantidade boa de ajustes a sua disposição.  A opção mais interessante aqui é configurar a resolução das filmagens. Cuidado, a resolução está atrelada com a taxa de quadros então ao alterar uma você estará alterando a outra.

A bateria é o ponto mais fraco da câmera. Aguentando 111 minutos aos testes do INFOlab, ela não poderia ter uma autonomia muito maior até mesmo por uma questão de espaço, ter uma bateria maior significa ter uma câmera maior.

Considerações finais

Em um meio tão específico como é o das filmadoras de ação, a GoPro Hero3 Silver Edition se destaca pelas imagens em alta qualidade com formato característico e pela polivalência de encarar qualquer esporte junto com sua resistente caixa estanque. Infelizmente a bateria de baixa duração e os controles simplificados demais interferem de forma negativa e direta na sua experiência de uso.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/43d20e4fa710599878df2ec0b6cbc6ff

Ficha técnica

Filmagem1080p
Pixels Efetivos11 MP
ArmazenamentomicroSD (até 64gb)
ZoomNão possui
LCD0,8 polegadas
Peso74 g
Bateria1h51min
ConexõesmicroHDMI, miniUSB, Wi-Fi

Avaliação técnica

PrósFilma em full HD, melhor qualidade de imagem da categoria, fotografa em 11 MP, caixa estanque, ótimo acabamento, Wi-Fi para controle remoto.
ContrasDisplay pequeno, interface excessivamente simplificada, não possui zoom.
ConclusãoApesar dos seus problemas de controle, a Hero3 continua sendo uma excelente opção devido a sua qualidade de imagem e caixa estanque resistente.
Filmagem8,6
Lente7,5
Mídia7
Conexões8,5
Facilidade de uso7,5
Bateria7,3
Design7,7
Média7.9
PreçoR$ 1.499

Mais de Tecnologia

Coração artificial de titânio é implantado pela primeira vez em um humano

Conheça a WikiFauna, as criaturas fantásticas que mantêm a Wikipedia viva

Aplicativos de namoro perdem popularidade enquanto solteiros buscam experiências offline

Google aposenta Chromecast e lança TV Streamer com IA

Mais na Exame