Google Allo aprende português e vem com gírias como “falsiane”

Aplicativo para troca de mensagens do Google ganha suporte completo para o português. Assistente inteligente é o ponto alto do Google Allo

São Paulo – O Allo, novo aplicativo para troca de mensagens do Google, tem uma grande novidade: ele está 100% em português e tem um pacote de adesivos (ou stickers) com gírias locais como "falsiane" e "mitou". Além disso, é possível fazer perguntas e dar comandos ao assistente virtual do app usando a nossa língua.

O Google Allo foi anunciado em maio e lançado em setembro. Ele tem como grande diferencial em relação aos seus competidores o Google Assistente, um robô que pode responder a perguntas, contar piadas e fazer buscas rápidas no Google. Para tudo isso, basta conversar com ele em uma janela independente ou consulta-lo dentro de uma conversa entre duas ou mais pessoas--basta escrever @google e digitar a mensagem ao robô.

Até hoje, o Google Assistente arranhava no português, mas era comum receber uma resposta padrão que dizia que ele ainda estava aprendendo a nossa língua. Agora, a promessa do Google é fazer com que ele responda a uma extensa lista de comandos.

Com isso, os brasileiros têm à disposição a arma do Google para competir com apps como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, entre outros. O assistente pessoal é algo que faz a diferença durante o uso da aplicação.

Adesivos do app Google Allo Adesivos do Google Allo: conteúdo foi preparado especialmente para os brasileiros

Adesivos do Google Allo: conteúdo foi preparado especialmente para os brasileiros (Google/Divulgação)

“O Allo é o ápice da próxima geração de apps de trocas de mensagens”, diz Valdir Leme, chefe de marketing do Google Brasil. A ideia da empresa é elevar a competição no mercado de aplicativos de mensagens.

O Google Allo conta, além do útil assistente virtual, com integração forte com serviços do Google. Basta pedir ao robô por notícias e o conteúdo será pesquisado no Google Notícias. Se o objetivo for buscar por passagens aéreas, o assistente retorna com conteúdo do Google Voos. Ele ainda "conversa" com outros serviços como Google Maps, Tradutor, entre outros.

Nos Estados Unidos, o robô é capaz de conversar com outros apps. Ele pode chamar um carro do Uber, por exemplo. De acordo com o Google, isso deve ser lançado em um futuro próximo no Brasil, mas ainda não está disponível por aqui.

A interação com o Google Assistente é extremamente simples e intuitiva. Tudo acontece como uma conversa por texto. Com o português habilitado, a empresa pretende trazer um novo panorama sobre apps de trocas de mensagens.

“O Allo será uma grande mudança de paradigma. Há anos, começamos o Gmail quando armazenamento de dados em uma caixa de e-mails na nuvem era um problema”, diz Leme.

Todo o processo de tradução do Google Allo levou cinco meses, conta Bruno Albuquerque, engenheiro do Google Assistente. Esse trabalho envolveu a criação de uma personalidade brasileira. O Assistente é capaz de falar sobre peculiaridades do nosso país, como novelas e músicas.

Um pacote de 120 stickers abrasileirados foi lançado pelo Google. Expressões locais e jovens como “sambou na cara”, “miga, sua loka” e “falsiane” estão disponíveis nesse pacote.

O português faz parte de um seleto grupo de línguas habilitadas no Allo. São apenas quatro: inglês, alemão, hindi e português.

O Google Allo está disponível de graça para Android e iPhone.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.