Google cria concorrente do WhatsApp com recursos exclusivos

Chamado Allo, app permite dar entonação às conversas para evitar ruídos de comunicação

São Paulo – Durante sua conferência anual Google I/O, o Google apresentou hoje um aplicativo de mensagens concorrente do WhatsApp chamado Allo. Ele conta com recursos inteligentes e mistura características de apps como Snapchat e SwiftKey. Fora isso, ele traz a possibilidade de dar entonação para as conversas, com o objetivo de melhorar a experiência de uso e evitar ruídos de comunicação.

O aplicativo será lançado até setembro e terá versões para smartphones com sistemas Android e iOS.

Dentro do Allo, será possível realizar pesquisas no Google, além de tudo que você pode fazer hoje no WhatsApp: mandar arquivos, mensagens de voz, emojis e mensagens de texto comuns. Você poderá fazer consultas sobre placares de jogos, realizar reservas em restaurantes e basicamente tudo que faz no Google hoje. A empresa, porém, não informou se o Allo terá suporte para ligações via internet.

Além disso, há inteligência artificial no app. Quando você recebe uma foto de um bebê, ele sugere uma resposta como Que fofo!. O Google reconhece as fotos graças ao serviço Google Photos, que foi lançado no ano passado e não tinha limite de espaço de armazenamento. No entanto, todas as imagens foram usadas para treinar o algoritmo de inteligência artificial da empresa.

Allo: app de mensagens terá Google embutido (Divulgação/Google)

As sugestões de respostas também contarão com emojis, porque um emoji pode valer mil palavras, brincou um executivo do Google durante a apresentação no I/O.

Ao estilo Snapchat, o Allo terá um modo privado que não registra histórico da troca de mensagens. 

Por fim, para dar aos usuários uma maneira de tornar menos frequentes os ruídos de comunicação, o Allo tem uma barra lateral que permite aumentar ou diminuir o tamanho do texto rapidamente, como mostra este gif.

Duo

Além do Allo, o Google anunciou o app chamado Duo. Ele é voltado para videochamadas via internet entre duas pessoas. 

O Duo aposta em uma interface simples e o Google acredita que, com ele, os usuários irão redescobrir a mágica das videochamadas. O app também chega até setembro deste ano, para Android e iOS. 

Confira o vídeo de divulgação do Duo a seguir.

https://youtube.com/watch?v=CIeMysX76pM

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.