Exame Logo

Galvão é terceiro tópico mais popular no Twitter no mundo

Site americano explica aos usuários estrangeiros da ferramenta de microblogging o que significa "Cala a boca, Galvão"

Locutor esportivo da TV Globo é alvo da curiosidade ao redor do mundo
DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 10h28.

São Paulo - Galvão Bueno, locutor esportivo da TV Globo, é o terceiro termo relacionado à Copa do Mundo da África do Sul mais comentado no Twitter, segundo lista divulgada nesta sexta-feira (11) pelo site Mashable, especializado em tecnologia. Desde a cerimônia de abertura na quinta (10), o brasileiro aparece no topo dos Trending Topics (os tópicos mais comentados) mundiais da ferramenta de microblogging e gera curiosidade entre os usuários que não falam português.

Para aqueles que perguntavam "Who is 'Cala boca, Galvao ( sic )'?" ("Quem é ' Cala boca, Galvão'?"), o Mashable explica que Galvão Bueno "é um comentarista de futebol bastante odiado o qual os Twitters estão mandando calar a boca".

Veja também

Com 681 pontos atribuídos pelo serviço " What is Trend?", que mede a popularidade dos Trending Topics, a expressão "Cala boca, Galvão" ficou atrás apenas dos tópicos "Vuvuzela" (com 964 pontos) e "World Cup Kickoff Concert", o show de abertura da Copa (com 906 pontos).

Além da versão oficial, os brasileiros criaram uma série de brincadeiras em torno da curiosidade estrangeira sobre o tópico. Uma das piadas mais populares, divulgada em inglês, explicava que a expressão se trata de uma campanha contra a extinção de pássaros "Galvões". O escritor Paulo Coelho também criou uma outra "teoria" na sua conta de Twitter, que tem mais de 477 mil seguidores de todo o planeta: "Cala Boca Galvao ( sic ) é uma versão brasileira para o remédio homeopático Silentium Galvanus".

O Mashable também divulgou a lista dos dez jogadores de futebol mais citados em tweets sobre Copa na África do Sul, encabeçada por Didier Drogba (Costa do Marfim). Quatro brasileiros estão entre os mais populares: Neymar da Silva (em 2º), Felipe Melo (4º), Dagoberto Pelentier (6º) e Bruno César (7º) -- sendo que os dois últimos não foram convocados para Copa do Mundo.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEsportesFutebolGalvão BuenoInternetRedes sociaisTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame